CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO DA CRIANÇA

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil
  • Juliana Ferreira Brandão
  • Mikaele da Silva Barros

Resumo

O presente estudo tem por finalidade investigar a importância dos jogos e brincadeiras na infância para o desenvolvimento da afetividade. Este relato de experiência foi realizado partir das regências realizadas com alunos do Ensino Fundamental I com crianças de 6 anos de ambos os sexos. Foram realizadas 9 regências com um encontro semanal no período vespertino com duração 4h e 15min, totalizando 37 horas de intervenção educacional. Nas intervenções foram aplicadas atividades para o desenvolvimento afetivo a partir das brincadeiras e jogos. Verificou-se a relevância da afetividade no desenvolvimento infantil e a inserção de atividades lúdicas contribui nesse processo. Verificou-se intensa interação professor/ aluno e aluno/aluno no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa, Formosa, Goiás, Brasil

    SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora efetiva da  Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atua como docente do curso de Pedagogia.  Membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp.

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Publicado

2019-02-14