PLANEJAMENTO ESCOLAR: RELEVÂNCIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Kariny ALves Trindade
  • Lorranny Araújo Vieira
  • Karina dos Reis Bittar

Resumo

Planejar sempre esteve presente na vida das pessoas, este é um tipo de organização das atividades diárias. É importante ressaltar que, o educador precisa planejar sempre as suas aulas. O ato de planejar as ações está intrinsecamente ligado à vida dos indivíduos, pois norteia sua trajetória e os seus planos para o seu dia, sua semana e seu mês. Assim, percebe-se a relevância do planejamento da aula, e sua relação no processo de ensino aprendizagem da criança. Visto que, é uma ação do docente, e um momento de reflexão para estabelecer os objetivos que se deseja alcançar na relação de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa investiga a importância do planejamento de aula. Entretanto, será que esse ato de planejar tem acontecido nas escolas, ou os professores têm realizado apenas registros de aulas? Qual será a relevância de planejar a aula?  Os gestores das escolas têm conhecimento dos planos de seus professores? O presente estudo é fundamentado em pesquisa bibliográfica e de campo de natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada em duas escolas públicas e duas privadas, sendo uma de cada rede de Formosa GO e as demais de Planaltina DF. Essa investigação permitiu verificar que o planejamento é visto como importante e necessário nas escolas das redes públicas e privadas. Averiguou-se que todos têm o conhecimento de quão importante é o planejamento de aula. A maioria dos professores planejam suas aulas, e segue o que planejam.

Downloads

Publicado

2019-02-14