PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA CONSTRUÇÃO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente estudo visa contribuir para a estimulação do ensino das operações de adição e subtração, utilizando materiais lúdicos como jogos, desafios e situações problema, com crianças de 05 e 06 anos, do primeiro ano do ensino fundamental. O objetivo principal é proporcionar estímulos para que as crianças desenvolvam uma aprendizagem prazerosa e significativa por meio desses recursos pedagógicos. Participaram de intervenção pedagógica, 24 crianças com idade entre 5 e 6 anos, sendo 14 meninas e 10 meninos, todas matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Formosa-GO. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa, sendo iniciada com a pesquisa de campo durante o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, e a seguir foi feito um estudo bibliográfico para dar sustentação teórica ao referido estudo. Foram realizadas nove intervenções pedagógicas com duração de 4 horas, totalizando 36 horas, durante as regências ministradas no Estágio Supervisionado na Educação Infantil II. Todas foram desenvolvidas utilizando materiais concretos, despertando a ludicidade com fácil acesso aos materiais concretos. As atividades foram realizadas dentro e fora da sala de aula. As crianças demonstraram entusiasmo e interesse ao realizá-las, sendo possível constatar a evolução na construção da noção de adição e subtração, fazendo relação do número com a quantidade e encontrando resultados.