Edições anteriores

  • Interculturalidade: Formação em Debate
    v. 5 n. 1 (2015)

    Na sua V edição o Congresso Acadêmico Científico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Porangatu que neste ano contou com a participação simultânea do II Fórum Regional de Pesquisa e da I Mostra de extensão, se firma e reafirma a necessidade do desenvolvimento humano e também do Estado por meio da Educação. Somente por meio de uma formação consistente e diversificada o ser humano pode atender as exigências e anseios contemporâneas de uma sociedade cada vez mais aberta ao conhecimento, à informação e ao desenvolvimento tecnológico.

    Sendo assim, nos dias 21 a 25 de setembro de 2015 um grupo de pesquisadores, professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento (Educação, Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia e Sistema de Informação) se reuniram no Câmpus Porangatu para discutir a “Interculturalidade: Formação em Debate”.

    O enfoque intercultural é uma necessidade e também uma realidade dos tempos atuais. Diante de um mundo globalizado e conectado pelas mídias sociais é inadmissível a permanência de preconceitos e racismos de qualquer natureza. Por isso, a UEG Câmpus Porangatu se preocupa com a formação de um profissional que consiga lidar com todas as demandas sociais e interculturais da modernidade.

  • Educação, Tecnologia e Interdisciplinaridade
    v. 3 (2013)

    O III Congresso Acadêmico-Científico “Educação, Tecnologia e Interdisciplinaridade”, promovido pela Unidade Universitária da UEG de Porangatu vem contribuir com a ampliação do conhecimento e do saber para a comunidade de Porangatu e região, propondo-se a discutir a educação contemporânea dentro de uma perspectiva tecnológica e interdisciplinar, agregando valores à formação oferecida nos e pelos Cursos da Unidade Universitária da UEG de Porangatu.

  • Educação e Ciência:desafios para um mundo sustentável
    v. 2 (2012)

    O Congresso Acadêmico Científico da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Porangatu encontra-se em sua segunda edição. Trata-se de um evento interdisciplinar que tem como tema "Educação e Ciência: desafios para um mundo sustentável".

    A importância da sinergia entre "Educação e Ciência" como meta para o desenvolvimento do sistema educacional é evidente, mas é fundamental que haja a contextualização das práticas científicas, filosóficas e educacionais, considerando as demandas da sociedade moderna que incluem a necessidade de construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, as escolas e universidades têm papel central, uma vez que preparam o cidadão para lidar com os desafios da vida, instrumentalizando-o para interferir e construir novos caminhos e paradigmas. A discussão da educação e ciência dentro de um contexto de sustentabilidade é, portanto, altamente pertinente e contemporânea. Nesse sentido, o evento atende as necessidades da sociedade e representará uma oportunidade para fortalecer esse debate em um contexto regional.

    A região Norte de Goiás abriga diversos campi da Universidade Estadual de Goiás, destacando-se as Unidades Universitárias de Porangatu, onde o evento será realizado, Uruaçu, Crixás, São Miguel do Araguaia, Minaçu e Niquelândia, as quais abrigam mais do que 13 cursos de graduação. Esses números são ainda mais expressivos se considerarmos as instituições de ensino particulares. As instituições publicas e privadas dessa região são responsáveis pela formação de centenas de profissionais a cada ano, desempenhando um importante papel na qualificação dos recursos humanos e desenvolvimento regional. Dessa maneira, o oferecimento de eventos interdisciplinares com temáticas atuais é imprescindível para fomentar uma formação de alto nível e a qualificação desses profissionais.

    A maior parte dos cursos de graduação que são oferecidos na região Norte de Goiás são de Licenciatura, o que faz dessa região um importante centro de formação de professores. Além de representar uma oportunidade para o debate e discussões de temas pertinentes à atuação dos profissionais da Licenciatura, o evento também priorizará a divulgação das atividades científicas que são realizadas nas Universidades da região por meio da apresentação de trabalhos e comunicações orais, estimulando assim o engajamento dos profissionais e graduandos na pesquisa científica.