PERSPECTIVAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O SÉCULO XXI: professores analógicos x alunos digitais

Autores

  • Carmen Silvia Neves Carvalho
  • Sandra Elaine Aires de Abreu

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre a educação e as práticas educativas em tempos de cibercultura. Apresenta como pergunta problema o seguinte questionamento: a cibercultura, de alguma forma, impacta as práticas pedagógicas? A partir deste olhar, objetiva estudar as influências trazidas pela cibercultura à educação e a práxis docente. Para tanto, a base teórica dessa discussão são os estudos de Freire (1996), Prensky (2001), Soares (1993), Giraffa (2012), Ponce (1986), Brandão (1993), Lévy (2000), Silva (2012) dentre outros. Para melhor compreensão sobre o assunto, este trabalho desenhar-se-á a partir dos conceitos de educação, em uma abordagem histórica valorizando o advento da globalização e a construção da cibercultura. Inicialmente, é importante compreender o conceito de Educação que será aqui compartilhado, qual seja como ato social -- que acontece em lugares onde não há, necessariamente, escolas nem salas de aula; mas onde há redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração para outra, de uma cultura para outra, onde não há sequer a sombra de um modelo formal e centralizado. (BRANDÃO, 1993) A Educação é um construto social já que se instala no domínio humano das trocas, como afirma Carlos Brandão (1993, p. 26): “A Educação aparece sempre que surgem formas sociais de condução e controle da aventura de ensinar e de aprender”. Sendo assim, pode-se concebê-la como uma ação social diretamente impactada pela história e pela cultura; como reflete Vygotsky (1984), onde os seres humanos vivem experiências de aprendizagens em várias áreas de suas vidas. A vivência de aprender, de ensinar, de saber, de viver, de ser, de conviver é uma ação educativa e assim é que diariamente, misturamos vida e educação. Em era de cibercultura novas vivências têm-se construído; diversificando, assim, as formas de aprender, de ensinar, de viver, de ser, de conviver. E é sob esta perspectiva que este trabalho se desenvolverá.

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Publicado

2014-12-01