Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Anais do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias (SELT)
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 1 (2013): Anais do II Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias
v. 2 n. 1 (2013): Anais do II Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias
Publicado:
2014-12-01
Comunicação Oral
A PARÁBOLA DO ARROZ E O TIMBETE: o processo dialético de educação popular dos movimentos sociais e a Diocese de Goiás
Claudio Tavares Pinheiro, Ariovaldo Lopes Pereira
PDF
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – reflexões a partir de uma observação participante
Cleufa Leandra Silva Oliveira, Ewerton de Freitas Ignácio
PDF
A ESCRITA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS
Maria Eneida da Silva, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
REFLETINDO SOBRE A UEG: o programa licenciatura plena parcelada de pedagogia para trabalhadores da educação
Adriana Rocha Vilela Arantes
PDF
PERSPECTIVAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA O SÉCULO XXI: professores analógicos x alunos digitais
Carmen Silvia Neves Carvalho, Sandra Elaine Aires de Abreu
PDF
A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite, Mirza Seabra Toschi
PDF
JOGOS ELETRÔNICOS NO AMBIENTE ESCOLAR: mediação sobre a cultura corporal de movimento
Fabio Pereira Santana, Mirza Seabra Toschi
PDF
O ESTADO E A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o decreto n. 6.755/2009 em análise
Fabrício Augusto Gomes, Iria Brzezinski
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA PESPECTIVA DO LETRAMENTO
Grazielle Aparecida de Oliveira Ferreira, Vera Aparecida de Lucas Freitas
PDF
A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NO MEIO ESCOLAR
Hamilton Matos Cardoso Júnior, Taynara Rodrigues de Almeida, Maria Idelma D'Abadia
PDF
O PROFESSOR E O CIBERESPAÇO: um relato de experiência do Pibid Unievangélica
Hugo de Andrade Silvestre, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
AS POTENCIALIDADES CRÍTICAS DO DOCUMENTÁRIO MEMÓRIA DEL SAQUEO
Jean Isidio dos Santos, Veralúcia Pinheiro
PDF
O USO DAS TECNOLOGIAS (TICS) COMO FERRAMENTA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Jaime de Lima Damasceno, Jorge Manoel Adão
PDF
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CURSO DE GEOPROCESSAMENTO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Kelly Cristina da Silva Ruas, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
ASPECTOS ESPECÍFICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL EM ALTAMIRA – PA: revisitando a prática docente
Léia Gonçalves de Freitas, Jorge Manoel Adão
PDF
AS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E SEUS MARCOS PRECEDENTES: apontamentos para justificar a inclusão do ensino da história da áfrica e dos afro-brasileiros no currículo escolar
Lídia da Silva Cruz Ribeiro, Jorge Manoel Adão
PDF
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA, OPERATORIEDADE E METODOLOGIA DE ENSINO: algumas relações possíveis
Magda Ivonete Montagnini
PDF
AULA DE LEITURA: o efeito da proposta colaborativa nas aprendizagens de leitura e compreensão textual
Magda Nazareth da Rocha Ribeiro, Gláucia Vieira Cândido
PDF
MEDICAÇÕES PEDAGÓGICAS, TECNOLOGIAS E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NEGRAS
Maria Helena David de Borba, Jorge Manoel Adão
PDF
VIOLÊNCIA E FAMÍLIA: uma análise da medida socioeducativa de privação de liberdade ao adolescente em Goiânia sob a ótica da mãe
Melissa de Paula Santos Costa, Veralúcia Pinheiro
PDF
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DAS MENINAS CORA, GENI E PONCIÁ: espaços diferentes, sofrimentos similares
Omar da Silva Lima
PDF
ESPELHOS E REFLEXOS DA ESCRITA CRIATIVA: possibilidades para a formação de habilidades em sala de aula
Patricia Correa Junqueira, Huélinton Cassiano Riva
PDF
APRENDIZAGEM, GLOBALIZAÇÃO, INTERAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, DESAFIOS DO SÉCULO XXI PARA A GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO
Aline Seabra, Priscilla Fabiane de Brito
PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE SOFTWARE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Simone de Paula Rodrigues Moura
PDF
VALORES E CINEMA: uma análise dos filmes Pearl Harbor e Tempos Modernos
Verônica Martins Moreira
PDF
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação e comunicação
Yara Oliveira e Silva, Mirza Seabra Toschi
PDF
LEITORES E LEITURAS: da reflexão à imersão
Murilo Macêdo Narciso, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
LITERATURA, CIDADE E VIOLÊNCIA URBANA: uma análise comparativa entre as experiências urbanas em O Cortiço, de Aluísio Azevedo e em Cidade de Deus, de Paulo Lins
Jade Cardozo Magalhães dos Santos, Ewerton de Freitas Ignácio
PDF
AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS LINGUÍSTICAS E A PRÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO
Meire Cristina Costa Ruggeri, Ewerton de Freitas Ignácio
PDF
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS UMA ABORDAGEM A PARTIR DE TRÊS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE REGIONAL DE ENSINO DE SAMAMBAIA – DF
Jorge Manoel Adão, João Costa Lima
PDF
MEDIAÇÃO DIDÁTICA EM “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” E “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Kelly Ferreira dos Santos, Gláucia Vieira Cândido
PDF
ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: modelos de leitura e planejamento de aula – implicações no ensino/aprendizagem de LE
Iremar Sebastião dos Reis, Barbra Sabota
PDF
REPRESENTAÇÃO DE ATORES SOCIAIS EM ACÓRDÃOS DO STJ: lei Maria da Penha, linguagem e direito
Lúcia Freitas
PDF
PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA: relato de uma experiência de formação dos profissionais da Secretaria de Educação do DF pelo Instituto Federal de Brasília
Cláudio Nei Nascimento da Silva, Cláudia Luiza Marques
PDF
CHARGES E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: propostas de atividade que ensinam letrando
Cindy Michelle da Silva, Kênia Mara de Freitas Siqueira
PDF
SEXUALIDADES “(A)NORMAIS” E EDUCAÇÃO: POSSÍVEIS DIÁLOGOS
Clodoaldo Ferreira Fernandes, Ariovaldo Lopes Pereira
PDF
LETRAMENTO E AS MÚLTIPLAS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Cristina Aurélia Rezende Ozório, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
ALGUÉM CONTROLA A NOVA ESFERA DE CONVERSAÇÃO? Impressões iniciais sobre os usos do celular na escola
Lívia da Silva Neiva Martin, Mirza Seabra Toschi
PDF
LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: perspectivas e mediações pedagógicas
Marinês Juliana Carvalho Martins, Ewerton de Freitas Ignácio
PDF
DO ALUNO IMERSIVO DO CURSO DE DIREITO AO OPERADOR CONTEMPLATIVO DO MUNDO JURÍDICO
Návia Regina Ribeiro da Costa, Maria Eugênia Curado
PDF
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: desafios, dilemas e perspectivas
Renata Ramos da Silva Carvalho
PDF
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS E SINGULARIDADES LINGUÍSTICAS QUE POSSIBILITAM EDUCADORES/AS DESENVOLVEREM AMBIENTES DE APRENDIZADO E CAMINHOS PARA A SUPERACAO DE SITUAÇÕES LIMITES
Waldeir Eterno, Barbra Sabota
PDF
PROJETO PROFESSOR CONECTADO: implicações pedagógicas no trabalho docente
Nilma Fernandes do Amaral Santos, Magda Ivonete Montagnini
PDF
ANTERO DE ALDA E ALYSSA MONKS: quando a fluidez social se faz arte
Mauricio Gabriel Santos, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
NÃO VIOLÊNCIA E APRENDIZAGEM: utopia ou análise crítica?
Paulo Sérgio Cantanheide Ferreira, Maria Eugênia Curado
PDF
O USO DO AMBIENTE MOODLE COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ivana Alves Monnerat de Azevedo
PDF
PROCESSOS PEDAGÓGICOS E O USO DAS TECNOLOGIAS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Luciana Caprice Silva Santos da Rocha, Jorge Manoel Adão
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE ESCOLA: processos pedagógicos e tecnologias
Marcos Antonio Vieira de Melo, Débora Cristina Santos e Silva
PDF
REFLEXÕES SOBRE A “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Elson Marcolino da Silva
PDF
Painéis
O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES
Wilton do Nascimento Balmante, Maria Idelma Vieira D’Abadia
PDF
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR NA ALFABETIZAÇÃO
Camila dos Santos Rocha, Eliane Gonçalves Costa Anderi
PDF
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO TECNOLÓGICO – uma ação extensionista na comunidade anapolina
Vinícius Costa e Silva, Adda Daniela Lima Figueiredo
PDF
PROJETO LEITURAS & TRAVESSURAS
Cristiane Oliveira Carvalho Maracaípe, Eliane Gonçalves da Costa Anderi
PDF
O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Dalyanne Saraiva dos Santos, Loçandra Borges de Moraes
PDF
REFLETINDO A DIFICULDADE DA LEITURA E DA ESCRITA
Ingrid Batista Queiroz, Eliane Gonçalves da Costa Anderi
PDF
COMO A EDUCAÇÃO ESTÁ LIGADA COM A ESCOLA E COM A SOCIEDADE?
Juliana Alves Machado, Maria Idelma Vieira D’Abadia
PDF
O RESGATE DA PRÁTICA DE VALORES NA ESCOLA
Késiah Tavares Messias Fernandes, Giovana Mesquita Barros Alexandre
PDF
CORDÉIS DE PAULO NUNES BATISTA: revolta de Trombas e Formoso cantada com maestria e emoção
Loraine Resende de Souza, Renata Gonçalves de Oliveira Dias
PDF
OS DIFERENTES USOS DO APARELHO CELULAR EM AMBIENTES ESCOLARES
Mariana Soares da Silva, Mirza Seabra Toschi
PDF
CAMPO E CIDADE EM O LUSTRE, DE CLARICE LISPECTOR
Nillo Barbosa da Silva, Ewerton de Freitas Ignácio
PDF
O CELULAR NA ESCOLA E NA SALA DE AULA
Tatiane Custódio da Silva Batista, Mirza Seabra Toschi
PDF
MEIO AMBIENTE: uma preocupação para todos
Giovana Mesquita Barros Alexandre
PDF
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLEGIO ESTADUAL PLINIO JAIME
João Paulo Carneiro dos Reis
PDF
A SALA DE AULA – espaço de formação do professor
Liliane Alves São Boaventura, Eliane Gonçalves Costa Anderi
PDF
OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR FRENTE À PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LEITURA E O COPROMISSO COM A FORMAÇÃO DE LEITORES
Sandra Márcia de Lima, Eliane Gonçalves Costa Anderi
PDF
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: Uma abordagem a partir das Escolas de Ensino Médio da Rede Regional de Ensino de Samambaia – DF
Isabela Fernanda Souza Paiva, Maria Núbia Xavier de Oliveira, Raílson Soares Cardoso, Jorge Manoel Adão, João Costa Lima
PDF
REFLEXÃO SOBRE A LEITURA E O ENSINO DA LEITURA
Elaine Monteiro de Siqueira, Eliane Gonçalves Costa Anderi
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Cláudia Francisca de Sousa, Eliane Gonçalves Costa Anderi
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino fundamental em foco
Marta Odete Amorim de Oliveira, Ivana Alves Monnerat de Azevedo
PDF
IMPLANTAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR ANTENSINA SANTANA NO TECIDO URBANO DE ANÁPOLIS
Déborah Aires Souto, Sandra Elaine Aires de Abreu
PDF
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DE GOIÁS (ATEGO) ANÁLISE DOS TOPÔNIMOS DA MICRORREGIÃO DE ANÁPOLIS/GO
Dayane Aparecida Martins, Kênia Mara de Freitas Siqueira
PDF
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o ensino fundamental em foco
Marta Odete Amorim de Oliveira, Ivana Alves Monnerat de Azevedo
PDF
SABERES DE UM BOM PROFESSOR: CONSIDERAÇÕES DE FORMANDAS E FORMANDO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Gislaine Rodrigues Martins, Nilma Fernandes do Amaral Santos
PDF
REFLEXÕES INICIAIS SOBRE AS CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORES: um estudo de caso
Cláudia Horrana Alves Martins, Elson Marcolino da Silva
PDF
ATLAS TOPONÍMICO DO ESTADO DE GOIÁS (ATEGO): microrregião de Meia Ponte
Josefa Ribeiro Galindo, Kênia Mara de Freitas Siqueira
PDF