2. O Ser Professor de Línguas no Século XXI

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Resumo

Registrar histórias de vida e experiências de professores em formação inicial, sob um modo de fazer narrativo, pode possibilitar espaços profícuos de reflexão para que formadores e professores em formação depreendam determinados processos de se tornar ou não professor. Além disso, pode favorecer uma compreensão acerca dos caminhos sinuosos e revestidos de múltiplos elementos referentes às identidades profissionais, bem como uma assimilação do percurso de seu desenvolvimento profissional. Espalhados em diversos contextos de licenciatura, nós, professores ou aspirantes à profissão, precisamos nos apoderar de nossas identidades docentes e, com isso, problematizarmos os vários discursos e imagens que legitimam o status atual da docência e, ainda, dialogarmos sobre as demandas contemporâneas que cercam esse trabalho. Para tal, neste texto abordo a temática da construção das identidades docentes no cenário de século XXI, observando os desafios e papéis profissionais, formativos e representativos da profissão professor diante do mundo globalizado, da era tecnológica e do caos contemporâneo. Discuto possibilidades curriculares para algumas demandas contemporâneas que recaem (in)diretamente no desafio de persistir ou desistir da profissão ou da formação inicial e continuada docente. Por fim, questiono aspectos formativos que (não) têm garantido o fortalecimento das identidades relacionadas à docência.

Biografia do Autor

  • Hélvio Frank de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e docente efetivo na área de Estágio Supervisionado/Formação de Professores da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Itapuranga.

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Publicado

2014-07-25