3. Repensando as Práticas Pedagógicas nos Cursos de Especialização Lato Sensu

Autores

  • Carmem Silvia Neves Carvalho Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo investigativo a partir das profundas transformações vivenciadas pela Educação nos últimos anos, oriundas da presença, cada vez mais marcante, das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em sala de aula e o crescimento acentuado da procura pelos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, pós Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e o bug do Ensino Superior. Apresenta como foco a investigação sobre as práticas pedagógicas consideradas mais eficazes para a promoção da autonomia, a partir do olhar dos alunos e dos professores, nos cursos de Pós Graduação Lato Sensu, voltada para a área de Engenharia, em uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. Compreende a necessidade de discutir quais são, então, estas práticas a fim de demonstrar os processos educacionais que compõem este cenário, ainda pouco pesquisado no Brasil. 

Biografia do Autor

  • Carmem Silvia Neves Carvalho, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga pela UEG. Especialista em Docência Universitária pela UNIVERSO. Professora de Pós-Graduação. Mestranda em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT), bolsista UEG, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis-GO.
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga pela UFG. Especialista em Planejamento Educacional pela Salgado de Oliveira. Mestre em Educação pela Universidade de Havana - Cuba. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Docente permanente no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologia e no curso de Pedagogia da UEG – Inhumas.

Downloads

Publicado

2014-07-25