5. Família e Escola: história, relação e papel no processo de formação humana

Autores

Resumo

Esta pesquisa pretende realizar um estudo sobre a instituição familiar e sobre a instituição escolar, investigando a história, a relação e o papel que cada uma tem no processo de formação e educação da criança. Com base em um levantamento bibliográfico e por meio de uma investigação empírica a ser realizada no campo do Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pretende identificar as principais expectativas que a família, na contemporaneidade, tem em relação à escola. Para isso, buscará embasamento em autores com Philiphe Ariès (2006), Dermeval Saviani (2004; 2010), dentre outros. Pretende contribuir para a superação de conflitos e divergências e, portanto, para uma prática pedagógica mais significativa.

Biografia do Autor

  • Keila Gonçalves, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do 4º ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, sob orientação da Profª. Ms. Kênia Abbadia de Melo.
  • Kênia Abbadia de Melo, Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação. Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas-GO. Orientadora de Estágio Supervisionado e de Trabalho de Conclusão de Curso.

Downloads

Publicado

2014-07-25