7. O Estágio Supervisionado e o/a Professor Supervisor/a: a construção de saberes e fazeres necessários à prática educativa
Autores
Lindalva Santos Pessoni
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
Este trabalho busca apontar e discutir o papel do Estágio Supervisionado e o papel do professor/a supervisor/a, nas licenciaturas, na construção de valores norteadores de saberes e fazeres da docência. Busca também evidenciar que a incorporação desses saberes, em grande parte, se efetiva mediante a corporeificação das palavras pelo exemplo, do/a professor/a supervisor/a, ou seja, parte-se do princípio que ensinar certo é fazer certo. Nessa perspectiva, pontua-se que as concepções e práticas testemunhais do/a professor/a supervisor/a contribuem sobremaneira para a construção de saberes e fazeres necessários a prática docente transformadora. O movimento em defesa da profissionalização do magistério aponta que a docência requer diferente saberes e fazeres que se agregam e norteiam a ação docente. Aqui destacamos alguns deles considerados essenciais ao exercício profissional docente definidos por Paulo Freire (1996), Pimenta e Lima (2004, 2005/ 2006), Calderano (2012).
Biografia do Autor
Lindalva Santos Pessoni, Universidade Estadual de Goiás
Pedagoga e Mestre em Educação. Professora de Didática e Prática de Ensino, efetiva, da Universidade Estudual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.