9. Profissionalização Docente Crítica: a resistência alternativa na universidade contemporânea
Autores
Suelaynne Lima da Paz
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
Este artigo discute a docência universitária, a partir do conceito de ensinagem de Anastasiou (2003) que considera a aula uma unidade dialética. A aula nesta perspectiva constitui uma prática alternativa que fortalece a docência e desvela a centralidade do professor, como agente de transformação. Os escritos estão amparados em uma revisão da literatura no campo da docência universitária e das políticas públicas educacionais. A reflexão do movimento de resistência à profissionalização neoliberal dos professores universitários, por meio da docência universitária crítica, constitui cerne do debate. Considera-se que a docência universitária, por meio da aula dialética acena uma base crítica que fundamenta o trabalho docente contribuindo com uma profissionalização docente crítica dialética.
Biografia do Autor
Suelaynne Lima da Paz, Universidade Estadual de Goiás
Pedagoga, Mestre em Educação e Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás.