13. Educação e Diversidade na Formação de Professores

Autores

Resumo

O tema deste artigo é “Educação e Diversidade”, e a problematização: Quais são as representações conceituais dos discentes do Curso de Pedagogia, da UEG-UnU/Inhumas, suas concepções teóricas, atualizadas, sobre a temática e como poderá ser efetivada uma prática pedagógica pautada na relação entre Educação e Diversidade? O objetivo principal foi apreender as representações conceituais e concepções teóricas assimiladas pelos acadêmicos sobre a díade educação-diversidade, por intermédio dos componentes curriculares, da prática pedagógica, e das AEA. E, a metodologia foi a pesquisa bibliográfica em: Almeida et al. (2007); Cavalleiro (2003); Mantoan (2006; 2009); Marques e Marques (2003); Mazzotta (2005); além de documentos e leis. Os dados coletados por intermédio de questionários, com perguntas fechadas e de múltiplas escolhas, foram aplicados em 116 acadêmicos, dentre os 146 matriculados no Curso de Pedagogia, da UEG – UnU/Inhumas, em agosto de 2012, mediante assinaturas do TCLE. Abordou-se: inclusão educacional; condutas sexuais humanas: sexo, sexualidade e orientação sexual; relações étnicas no Brasil: um recorte histórico sobre os afrodescendentes na sociedade brasileira. Espera-se que esta discussão possa contribuir para o enriquecimento e aprofundamento desta formação acadêmica, e, instigar professores e acadêmicos a desenvolverem intervenções na prática pedagógica, no estágio e projetos de pesquisa ou extensão para a cidade de Inhumas e municípios circunvizinhos, que envolvam as temáticas aqui abordadas. 

Biografia do Autor

  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.

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