21. ABNT e as Normas para Produção de Trabalhos Acadêmicos na Formação de Professores
Autores
Osvaldo José Sobral
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
Este artigo científico de revisão foi produzido com o intuito primordial de ser apresentado como trabalho que fundamenta teoricamente o minicurso “ABNT – normas para produção de trabalhos acadêmicos”, na III Semana de Integração, XII Semana de Letras e XIV Semana de Pedagogia – Educação e linguagem: novos olhares, novas possibilidades de ensino.O projeto de pesquisa que fundamentou este artigo científico teve como tema “Metodologia de Pesquisa Científica”, delimitado nas normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) para apresentação de trabalhos acadêmicos na formação de professores, pesquisadores-reflexivos, e como problematização foi elaborada a seguinte questão-problema: Quais são as normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos, fundamentais para a formação de professores, pesquisadores-reflexivos? O objetivo geral foi apreender acerca das normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos. E, os objetivos específicos: 1) utilizar, com propriedade, as normas e técnicas para a produção de trabalhos acadêmicos; 2) conhecer as normas de produção, apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos; 3) identificar as áreas e categorias da metodologia de pesquisa. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica das seguintes obras: Bock, Furtado e Teixeira (2002); Costa e Costa (2011); Marconi e Lakatos (2005); Meksenas (2002); Silva e Silveira (2008); e Sobral (2009). Finalmente, vale enfatizar que as Instituições de Ensino Superior (IES) são o espaço privilegiado para a produção do conhecimento, advindo da pesquisa científica, e, consequentemente, para a formação de professores, pesquisadores-reflexivos. E, que todo o conhecimento, resultado do processo de ação – reflexão – ação, precisa ser disponibilizado para a sociedade, no intuito de promover qualidade de vida, traduzida pela tecnologia, que traz comodidade, conforto e praticidade para a sociedade.
Biografia do Autor
Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
Graduado em Psicologia (1994) e Especialista em Docência Universitária (2001), pela PUC-GO. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás - UFG (2008). É professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Docência Universitária e dos Cursos de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Pedagogia, no qual, também, é pesquisador, orientador de TCC e Coordenador Adjunto de Trabalho de Curso, além de ser membro do Conselho Acadêmico da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. E, também, é professor e orientador da Faculdade de Inhumas, FacMais.