20. Organizações Não-Governamentais: novas estratégias de poder e hegemonia para o setor educacional
Autores
Simônia Peres da Silva
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Resumo
Este texto apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa de doutorado que investiga as políticas educacionais para a educação básica e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino e aprendizagem, tendo como base de análise as reflexões do pensador italiano Antônio Gramsci, além das contribuições de diversos autores brasileiros que pesquisam sobre as políticas educacionais e gestão da escola a partir das fundamentações marxistas. Realizamos um estudo bibliográfico sobre o tema, visando levantar elementos que permitam compreender os impactos das políticas internacionais nas políticas educacionais brasileira e na gestão dos sistemas educacionais. As análises iniciais nos levam a afirmar que a atuação das organizações não-governamentais nos sistemas de ensino público, em maior ou menor grau, estão articuladas a organismos internacionais, com uma abrangência vertical e horizontal nas redes de ensino de todo o país, integrando os interesses de grupos e estruturas sociais da classe dirigente ou de empresários da educação.
Biografia do Autor
Simônia Peres da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Graduada em Administração (1998) e Pedagogia (2010), Especialista em Educação (2003), Mestre em Educação (2006), e doutoranda em Educação, pela PUC-GO.