16. Desafios da Inclusão na Educação Infantil Frente às Necessidades Alimentares Escpeciais de Algumas Crianças

Autores

Resumo

O presente texto apresenta algumas considerações acerca da inclusão na Educação Infantil. Para a construção deste texto foi necessário elencar elementos fundamentais para a formação do acadêmico de Pedagogia, possível futuro docente na Educação Infantil, que encontrará alunos com diferentes especificidades e com necessidades diversas no processo de sua formação, como sujeito de direito. Para tanto, aos docentes em formação inicial é necessária uma formação teórica associada à dimensão prática, criando assim uma práxis educativa da qual o professor se apropriará e desenvolverá em seu cotidiano. Durante o processo de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEG/UnU-Inhumas, em prol de uma proposta educativa inclusiva que vislumbra a educação de forma igualitária garantida por lei, em todos os aspectos: cultural, social, religiosa,  em suas necessidades especiais, entre outras. O texto tratará, em especial, sobre as demandas que se apresentam na educação infantil, em face da presença de crianças com necessidades alimentares especiais.

Biografia do Autor

  • Patrícia Alves Guedes, Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Oscar Mendes Ferreira Neto, Universidade Estadual de Goiás
    Graduando do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga (UniEvangélica, 1996), Especialista em Língua Portuguesa (UFG, 1999) e Mestre em Educação (FE/UFG, 2004). Supervisora do Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Professora efetiva da Univesidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.

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