16. Desafios da Inclusão na Educação Infantil Frente às Necessidades Alimentares Escpeciais de Algumas Crianças
Autores
Patrícia Alves Guedes
Universidade Estadual de Goiás
Oscar Mendes Ferreira Neto
Universidade Estadual de Goiás
Valdirene Alves de Oliveira
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
O presente texto apresenta algumas considerações acerca da inclusão na Educação Infantil. Para a construção deste texto foi necessário elencar elementos fundamentais para a formação do acadêmico de Pedagogia, possível futuro docente na Educação Infantil, que encontrará alunos com diferentes especificidades e com necessidades diversas no processo de sua formação, como sujeito de direito. Para tanto, aos docentes em formação inicial é necessária uma formação teórica associada à dimensão prática, criando assim uma práxis educativa da qual o professor se apropriará e desenvolverá em seu cotidiano. Durante o processo de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UEG/UnU-Inhumas, em prol de uma proposta educativa inclusiva que vislumbra a educação de forma igualitária garantida por lei, em todos os aspectos: cultural, social, religiosa, em suas necessidades especiais, entre outras. O texto tratará, em especial, sobre as demandas que se apresentam na educação infantil, em face da presença de crianças com necessidades alimentares especiais.
Biografia do Autor
Patrícia Alves Guedes, Universidade Estadual de Goiás
Graduanda do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
Oscar Mendes Ferreira Neto, Universidade Estadual de Goiás
Graduando do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Pedagoga (UniEvangélica, 1996), Especialista em Língua Portuguesa (UFG, 1999) e Mestre em Educação (FE/UFG, 2004). Supervisora do Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Professora efetiva da Univesidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.