18. Projeto Político Pedagógico na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral em Goiás: Qual Perspectiva?

Autores

  • Jemis Sabrina Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Valdirene Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Resumo

O presente artigo pretende discutir a Proposta Política Pedagógica (PPP) de uma escola vinculada ao programa Novo Futuro que institucionalizou o Ensino Médio em Tempo Integral no estado de Goiás através de uma parceria publico privada, estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) de Pernambuco. O diálogo com Veiga (2000) foi essencial para compreender a concepção de Projeto Político Pedagógico (PPP) como premissa de uma proposta pedagógica que vislumbre a gestão democrática, a participação e autonomia. Os dados bibliográficos e os registros coletados nas observações semanais/quinzenais, na primeira fase da pesquisa, possibilitaram cotejar algumas observações sobre os desafios que colocam para o PPP da instituição educativa pesquisada, bem como sistematizar algumas percepções que os estudantes possuem sobre a proposta desenvolvida na escola. Para a discussão aqui empreendida foi utilizado o conceito de habitus de Bourdieu, na perspectiva de um trabalho pedagógico voltado para a formação dos estudantes para o mundo do trabalho (KUENZER, 2010). Apreender a intencionalidade implícita do programa Novo Futuro e sua correlação direta e indireta com o PPP constituiu um dos objetivos do plano de pesquisa Projeto Político Pedagógico das escolas de Ensino Médio em período integral.

Biografia do Autor

  • Jemis Sabrina Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 3º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga (UniEvangélica, 1996), Especialista em Língua Portuguesa (UFG, 1999) e Mestre em Educação (FE/UFG, 2004). Supervisora do Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.

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