18. Projeto Político Pedagógico na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral em Goiás: Qual Perspectiva?
Autores
Jemis Sabrina Alves de Oliveira
Universidade Estadual de Goiás
Valdirene Alves de Oliveira
Universidade Estadual de Goiás
Resumo
O presente artigo pretende discutir a Proposta Política Pedagógica (PPP) de uma escola vinculada ao programa Novo Futuro que institucionalizou o Ensino Médio em Tempo Integral no estado de Goiás através de uma parceria publico privada, estabelecida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) de Pernambuco. O diálogo com Veiga (2000) foi essencial para compreender a concepção de Projeto Político Pedagógico (PPP) como premissa de uma proposta pedagógica que vislumbre a gestão democrática, a participação e autonomia. Os dados bibliográficos e os registros coletados nas observações semanais/quinzenais, na primeira fase da pesquisa, possibilitaram cotejar algumas observações sobre os desafios que colocam para o PPP da instituição educativa pesquisada, bem como sistematizar algumas percepções que os estudantes possuem sobre a proposta desenvolvida na escola. Para a discussão aqui empreendida foi utilizado o conceito de habitus de Bourdieu, na perspectiva de um trabalho pedagógico voltado para a formação dos estudantes para o mundo do trabalho (KUENZER, 2010). Apreender a intencionalidade implícita do programa Novo Futuro e sua correlação direta e indireta com o PPP constituiu um dos objetivos do plano de pesquisa Projeto Político Pedagógico das escolas de Ensino Médio em período integral.
Biografia do Autor
Jemis Sabrina Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Acadêmica do 3º Ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Pedagoga (UniEvangélica, 1996), Especialista em Língua Portuguesa (UFG, 1999) e Mestre em Educação (FE/UFG, 2004). Supervisora do Estágio Curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.