22. Análise Textual em Estudo: aspectos teóricos e práticos

Autores

Resumo

Este texto discute o ensino da análise textual em uma experiência vivenciada com acadêmicos de Letras em um minicurso. Entre acadêmicos e docentes de Língua Portuguesa da educação básica é comum encontrar a dificuldade destes em relação às atividades pedagógicas de análises de textos, por privilegiarem aspectos que incidem sobre a morfossintaxe da língua, em detrimento de questões sobre a construção e a circulação das ações de linguagem. Neste contexto, o minicurso teve o intuito, sobretudo, de possibilitar o desenvolvimento da capacidade de enxergar os elementos que são centrais para o entendimento do texto, propondo uma reflexão sobre o que se ensina na escola acerca do texto por meio de leitura, sobre os aspectos globais do texto, de sua construção e de sua adequação vocabular. Com isso espera-se contribuir para que acadêmicos e professores possam ampliar seus programas de estudo da língua, repercutindo em suas ações docentes e na educação linguística de seus alunos.

Biografia do Autor

  • Maria Margarete Pozzobon, Universidade Estadual de Goiás
    Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás da disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literaturas I do curso de Letras do Campus de Inhumas. Mestre em Educação – PUC/GO-2008.

Downloads