DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA O SÉCULO XXI: um olhar sobre as práticas pedagógicas nos cursos tecnológicos

Autores

  • Carmen Silvia Neves Carvalho

Resumo

Esta pesquisa tem como foco a investigação sobre as práticas pedagógicas consideradas mais eficazes para a promoção da autonomia, a partir do olhar dos alunos e do professores, nos cursos tecnológicos de uma Instituição de Ensino Superior privado, em Goiânia – Goiás. Os cursos tecnológicos têm crescido sensivelmente e recebido alunos mais jovens a cada dia, muitos em busca de sua primeira graduação. A criação dos cursos superiores tecnológicos aporta-se na discussão da necessidade de se (re)pensar a formação profissional, objetivando diminuir as distâncias entre o perfil profissional e as necessidades do mercado de trabalho, conforme Decreto 2208/97. Segundo o discurso, as políticas assistencialistas já não bastam para a sustentação do mercado em era de cibercultura e, desta forma, torna-se fundamental o ajustamento educacional às demandas do mesmo, valorizando-se as conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. De acordo com o Parecer CNE/CES 436/2001, a educação profissional exige para além do domínio operacional a compreensão do processo produtivo, dos saberes tecnológicos, da valorização da cultura e das competências necessárias à tomada de decisão. Ou seja, exige-se, no mundo contemporâneo, que o profissional tenha uma formação sistêmica valorizando os saberes conceituais, procedimentais e atitudinais. Sendo o curso superior tecnológico o responsável pela formação deste profissional, que deverá atuar neste mercado cada dia mais competitivo e inconstante, já que o fluxo informacional é imensurável, é preciso que se preocupe com o que tem acontecido dentro das salas de aula e de que forma o processo educativo tem acontecido neste cenário. Ressalta-se assim a necessidade da reflexão sobre as práticas pedagógicas objetivando identificar como estão sendo construídas as formações nestes cursos. Entende-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: quais as práticas pedagógicas mais eficazes para a construção de uma aprendizagem significativa, que valorize a autonomia, na visão dos alunos e professores dos cursos tecnológicos de uma IES privada em Goiânia- Goiás? Em busca de respostas, já que esta é uma pesquisa em desenvolvimento, pretende-se desenvolver um estudo de caso com aplicação de questionário aos alunos formandos, observação de aulas e entrevista com professores, além do estudo documental e bibliográfico. Espera-se contribuir com uma profunda reflexão sobre os propósitos educativos destes cursos valorizando, para além da formação para o mercado, a formação de cidadãos autônomos e protagonistas que tenham clareza de suas escolhas e de seu compromisso social.

Publicado

2014-08-04

Edição

Seção

Resumo Expandido