Sobre a Revista

A Universidade Estadual de Goiás e a Associação Brasileria de História das Religiões - Regional Centro-Oeste têm o prazer de convidar os/as pesquisadores/as e estudantes da comunidade acadêmica brasileira para o I Simpósio Nacional de Estudos da Religião da UEG/I Simpósio Centro-Oeste da Associação Brasileira de História das Religiões. O simpósio foi idealizado com o objetivo de agremiar pesquisadoras/es das diversas disciplinas que se dedicam à compreensão dos fenômenos religiosos em sua pluralidade de expressões. Trata-se de um evento científico cujo objetivo é discutir academicamente as religiões enquanto fenômenos sociais e culturais.

Esse evento manifesta o amadadurecimento das pesquisas sobre a paisagem religiosa feitas a partir da Universidade Estadual de Goiás no âmbito de suas graduações e programas de pós-graduação. A instituição figura hoje como um celereiro de pesquisas do objeto religioso. O evento evoca também a necessidade do fortalecimento das redes de pesquisadores/as que se dedicam à compreensãodas várias manifestações religiosas, longevas e recentes, institucionalizadas e individuais, que florecem na região Centro-Oeste do Brasil. 

O tema da primeira edição  será O céu, inferno e além: o pós-morte na História das Religiões.  Indiscutivelmente, a temática é cara a toda pesquisa sobre religiões no Brasil, especialmente aquelas que lidam com objetos cristãos, ainda que os dilemas e expectativas referentes ao pós-morte atravessem diversas culturas religiosas. O tema se apresenta em nosso evento como mote central de nossas conferências e palestras principais. Todavia, os muitos e variados desdobramentos permitem que objetos e temáticas de pesquisa diversas possam igualmente ser debatidos nas muitas atividades acadêmicas propostas.

A escolha da Cidade de Goiás se deve à importância histórica desse município na região Centro-Oeste. A cidade é patrimônio histórico da humanidade desde 2001, quando foi tombada pela UNESCO. A cultura vilaboense é atravessada pelas várias manifestações religiosas, de matizes distintas, que incluem desde o catolicismo, em suas várias tendências, em especial a de natureza santorial e da libertação, às espiritualidades alternativas que procuram uma experiência contemplativa oportunizada pela Serra Dourada, um marcador ambiental importante da Cidade de Goiás. 

A partir da diversidade de abordagens, nosso evento conta com palestrantes, conferencistas e participantes engajados na discussão, percepção e reflexão de inúmeras possibilidades de pesquisa que tangem objetos religiosos dos mais variados, de modo a possibilitarmos um significativo avanço geral nos esforços conjuntos de se pensar a religião como tema e objeto de pesquisa de historiadores, sociólogos, antropólogos, geógrafos e cientistas da religião do Centro-Oeste e de outros cantos do país. 

Esperamos envolver o maior número possível de pesquisadores e estudiosos do assunto interessados em pensar a pluralidade da paisagem religiosa contemporânea. 

A despeito da natureza acadêmica desse encontro, asssumimos o compromisso em favor do respeito das diferentes manifestações religiosas que constituem as várias identidades de nosso povo. Acreditamos que a democracia depende desse pressuposto fundamental.