AUDIODESCRIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO: GARANTIA DE ACESSIBILIDADE NA SALA DE AULA

Autores

  • Tássia Gabriela Delgado da Silva UEG
  • Veryanne Couto Teles UNB

Resumo

Resumo: A presença de imagens em livros didáticos na forma de fotografias, desenhos, reproduções de pinturas, tirinhas de quadrinhos, charges, propagandas são utilizadas frequentemente como instrumento de facilitação e compreensão visando despertar nos alunos o interesse pelas artes. Diante de tal realidade, o objetivo desse estudo é demonstrar a importância do estudo da imagem e de sua utilização nos veículos de comunicação, principalmente os de caráter pedagógico, que instaura no âmbito escolar, no cotidiano dos sujeitos, inclusive aqueles com deficiência visual. Pois, a deficiência impõe barreiras refletidas em aspectos, como na aprendizagem e no acesso ao mercado de trabalho. No caso dos livros didáticos aos poucos este campo vem avançando, no que se trata da tradução para o braile e para meios digitais. Contudo, as imagens não são traduzidas ou adaptadas, e como os educadores podem atuar para a superação dessa problemática? Assim, esse estudo teve como ferramenta a audiodescrição, uma forma de tradução intersemiótica que no âmbito das tecnologias viabiliza a acessibilidade igualitária aos deficientes visuais. Obtendo como resultado, a necessidade de ampliação da utilização desse recurso para promover a utilização do livro didático de literatura.

Palavras-Chave: Audiodescrição, acessibilidade, livros didáticos.

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Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos