PROJETOS INOVADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO E VALORIÇÃO DO RESGATE CULTURAL DO ALUNO: ABCERRADO

Autores

  • Denise Regina Costa da Silva UFG / UCB
  • Hugo de Carvalho Sobrinho UEG
  • Marilda de Paula Mamédio UEG

Resumo

Resumo: A alfabetização consiste em uma das etapas mais significativas da vida da criança, representando um marco divisório, onde muitas vezes o aluno é incentivado a deixar para traz suas brincadeiras, seu falar, seus saberes adquiridos no lar e na comunidade local. Analisando uma forma para que a criança do campo não tivesse que deixar a sua bagagem cultural, e sim incentivá-las a utilizá-las, trazendo para dentro dos muros da escola saberes e costumes. Assim, nasceu à proposta do Abcerrado elaborado e desenvolvido pelo professor Flávio Pereira. Esse projeto redimensiona a prática dos professores alfabetizadores que aderem este modo de alfabetizar-letrando. Resgatar os conhecimentos que as crianças têm do cerrado, agregar novos valores e transformar isso em uma forma lúdica de ler o mundo, tais como a música, a produção oral e escrita, a matomática, a educação ambiental despertando nos alunos, professores e pais o respeito pelos saberes que passam a fazer parte da bagagem cultural do aluno é de fundamental importância. Este trabalho tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores na área de alfabetização e identificar os benefícios para a formação cidadã e o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo e cognitivo do aluno.

Palavras-chave: Abcerrado. Alfabetização. Resgate.

Downloads

Publicado

2014-09-11

Edição

Seção

Artigos