AS ENCANTARIAS DA SERPENTE EVOCADA NAS DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS

Autores

  • Maria Cristina de Freitas Bonetti UEG

Resumo

Resumo: Esta comunicação investiga as sobrevivências e a camuflagem do Mito da Serpente encontrado nas performances mítica e ritualística das Danças Circulares Sagradas na contemporaneidade. Refazendo a trajetória do mito desde a antiguidade, explora o imaginário da criação e suas diversas expressões em culturas arcaicas no mundo ocidental. Objetiva-se demonstrar como se dá o diálogo entre o discurso do sagrado, da arqueomitoarqueologia e das Danças Circulares Sagradas. Busca, ainda, identificar a mensagem oculta que se externaliza mediante os movimentos corporais que geram expressões arquetípicas codificadas nas danças e performances ritualísticas. Tendo como inspiração metodológica a concepção hermenêutica de análise, busca-se conectar o Mito da Serpente às obras mais relevantes no que tange ao Sagrado Feminino, história, antropologia e às performances ritualísticas. A literatura foi revista em seus eixos temáticos e, em especial, nos autores e estudiosos reconhecidos nas Ciências da Religião. Considera-se, portanto, que a Simbologia da Serpente é uma temática mítica do Sagrado Feminino que sobreviveu nos atos performatizados e ritualísticos nas Danças Circulares Sagradas contemporâneas.

Palavras- Chave: Mito da Serpente, Danças Circulares Sagradas e Performances Artísticas.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Edição

Seção

Artigos