A ginástica como mediação teórica metodológica no estágio supervisionado da Eseffego-UEG

  • Daniel de Sousa e Silva Licenciado em Educação Física pela Eseffego-UEG - 2012/2, Pós-graduando em Educação Física Escolar – ESEFFEGO- UEG – 2017/2018, Pós-graduando em Movimento Humano – Eseffego-UEG-2017, Professor do Departamento Físico Esportivo do Sesc Goiás desde 2013.
  • Michelle Ferreira de Oliveira Professor da Pós-graduação em Educação Física Escolar – ESEFFEGO – UEG – 2017/2018.
  • Gabriel Carvalho Bungenstab Professor da Pós-graduação em Educação Física Escolar – ESEFFEGO – UEG – 2017/218

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2ª Ed. Campinas, SP: Unicamp, 2007.

BANDEIRA, Lilian Brandão. ANTUNES, Priscilla de Cesaro. SOARES

JÚNIOR, Néri Emílio de. LINHARES, Renata. Avanços e desafios na construção coletiva de um Projeto de Estágio num Currículo de Licenciatura Ampliada: a experiência da ESEFFEGO/UEG. In: Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2011/2011/paper/view/3598/1727

CARBINATTO, Michele Viviene. A atuação do docente de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFE/USP, São Paulo, 2012.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. 2ª ed. São Paulo, Cortez, 2012.

DARIDO, Suraya Cristina. Concepções e Tendências da Educação Física. In: Dimensões pedagógicas do esporte. Comissão de Especialistas da Educação Física. Ministério do Esporte. Brasília: Universidade de Brasília/CEAD, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

____. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JOÃO PESSOA, Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Livro Didático Público de Educação Física. Vários autores. João Pessoa SEDEC/PB, 2012.

LIMA, T. C. S. MIOTO R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe

MARCASSA, Luciana. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Revista Pensar a Prática — Universidade Federal de Goiás, Goiânia, v. 7, n. 2, p.171-186, jul./dez., 2004.

MATOS, Ludmilla de Souza Jardins. BAGGIO, Paula de Souza. Ginástica para todos na perspectiva de um projeto social. Trabalho Final de Estágio I. ESEFFEGO-UEG. 2016.

PARANÁ, Secretaria de Educação. Livro Didático de Educação Física vários autores- Curitiba: SEED-PR, 2006, - 248p.

SCHIAVON, Laurita Marconi; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A ginástica vai à escola. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007.

SILVA JÚNIOR, Ademar Lopes da. FERREIRA, Lauro Marques. BARBOSA, Rafael Renato Soares. Treinamento Funcional no Ensino Médio. Trabalho Final de Estágio V. ESEFFEGO – UEG. 2016.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física Escolar: Conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís. São Paulo, supl2.p. 6-12, 1996.

____. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 4ª Ed. 2007.

Publicado
2017-12-18
Seção
Resumos Expandidos