A experiência estética nos processos formativos e de intervenção pedagógica do PIBID de EF: entrelaçando dança, ginástica e arte

  • Michele Christine Borges Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG-RC).
  • Andreia Cristina Peixoto Ferreira Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG-RC).

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

Fundamental. V Encontro Nacional das Licenciaturas e o III Seminário Nacional do PIBID- Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba – MG, 2013.

BRACHT, V.; CAPARROZ, F. E.; FONTE, S.S.D.; FRADE, J.C; PAIVA, F.; PIRES, R. Pesquisa em ação: educação física n a escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. – 128 p. – (Coleção educação física)

BRASILEIRO, L. T. Dança: Sentido Estético em discussão. Porto Alegre, v.18, n. 01, p. 189-203, jan/mar de 2012.

FERREIRA, Andreia C. P. Corpo, Formação e Experiência Estética. Projeto de Pesquisa. SAPP UFG 2009.

Fundação Capes - Ministério da Educação. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 14. Nov. 2014.

GOIAS (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Reorientação Curricular do 1° ao 9° ano: currículo em debate-Goiás: matrizes curriculares: caderno 5.-Goiânia: Poligráfica, 2009. 324 p.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Editora: Vozes Ltda. 5º Edição. Petrópolis- RJ, 1997.

LOUREIRO, W; CRUZ JR., NA. F.; SILVA, E. A. Educação Física e Artes: trabalhando na educação infantil de maneira interdisciplinar. Cadernos de formação RBCE, p 81-94, jan. 2011.

OLIVEIRA, N. R. de; ZUIN,A. A. S.; PUCCI B. (Orgs.). Teoria Crítica, Estética e Educação – Campinas, SP: Autores Associados; Piracicaba, SP: Editora Unimep, 2001.

OLIVEIRA, P. R. de; FRANCO, R. Políticas e poéticas do inconformismo. 1. Ed. – Rido de Janeiro: Azougue, 2014.

PORTINARI, M. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

PUCCI, B; ZUIN, A. A. S.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. de (Orgs.). Adorno: o poder educativo do pensamento crítico. Petrópolis, RJ: Vozes; 1999. 191 p.

RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.; ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B. (Org). Teoria Crítica, Estética e Educação. Campinas, SP: Autores Associados; Piracicaba, SP: Editora UNIMEP, 2001.

SILVA, C. R; BOTTI, M.; ROGONNI. A. C. C. Educação dos sentidos e os saberes da Experiência: Relações e Desafios para a Formação de Professores de Educação Física. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n.2, p.114-13, abri/jun. 2014.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2º edição. São Paulo: Cortez, 2012.

ZANOLLA, S. R. S. Arte, Estética e Formação Humana: possibilidades e críticas. 1. Ed. Campinas, SP: Editora Alína, 2013.

Publicado
2017-12-18
Seção
Resumos Expandidos