(RE) EDUCAR OU PUNIR? UMA ANALÍTICA FOUCAULTIANA DO PROJETO EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE, EM CAMPOS BELOS, GOIÁS
Resumo
O presente artigo tem como finalidade analisar a educação prisional sob a ótica foucaultina. Com a finalidade de conhecer o projeto “Educação para Liberdade” que materializa a educação nas prisões, no sistema prisional do munícipio de Campos Belos, e compreendo que a educação nesse contexto se desenvolve sob à jurisdição dos Ministérios da Educação e da Justiça, foi realizada uma entrevista com um professor e um agente prisional. O sujeito, a disciplina e a punição, são categorias analíticas foucaultianas apresentadas e discutidas de modo a compreender o contexto do educar, reeducar e punir nas instituições disciplinadoras aqui discutidas: a escola e a prisão. Além de Foucault (1987), (1979), (2005), (1992) e (2013) a referida pesquisa contou com o embasamento teórico de Gallo; Veiga-Neto (2007) e Maeyer (2013), Cunha (2010) bem como as legislações que disciplinam e orientam a Educação nas Prisões.