(RE) EDUCAR OU PUNIR? UMA ANALÍTICA FOUCAULTIANA DO PROJETO EDUCAÇÃO PARA LIBERDADE, EM CAMPOS BELOS, GOIÁS

Autores

  • Luciana Nogueira da Silva
  • Ronivaldo de Oliveira Rego Santos
  • Wanderson Luiz DE Oliveira

Resumo

O presente artigo tem como finalidade analisar a educação prisional sob a ótica foucaultina. Com a finalidade de conhecer o projeto “Educação para Liberdade” que materializa a educação nas prisões, no sistema prisional do munícipio de Campos Belos, e compreendo que a educação nesse contexto se desenvolve sob à jurisdição dos Ministérios da Educação e da Justiça, foi realizada uma entrevista com um professor e um agente prisional. O sujeito, a disciplina e a punição, são categorias analíticas foucaultianas apresentadas e discutidas de modo a compreender o contexto do educar, reeducar e punir nas instituições disciplinadoras aqui discutidas: a escola e a prisão.  Além de Foucault (1987), (1979), (2005), (1992) e (2013) a referida pesquisa contou com o embasamento teórico de Gallo; Veiga-Neto (2007) e Maeyer (2013), Cunha (2010) bem como as legislações que disciplinam e orientam a Educação nas Prisões.

Biografia do Autor

  • Luciana Nogueira da Silva
    Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Docente dos Cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, e da Rede Municipal de Ensino de Campos Belos/GO.
  • Ronivaldo de Oliveira Rego Santos
    Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Docente dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos, e da Rede Municipal de Ensino de Campos Belos/GO.
  • Wanderson Luiz DE Oliveira

    Graduado em Letras: Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Campos Belos. Docente da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima/TO.

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Publicado

2018-08-19