A história do indivíduo moçambicano na perspectiva de Mia Couto

Autores

  • Fernanda Cardoso Franco PUC -GO

Palavras-chave:

Pós colonialismo, História de Moçambique, Identidade Cultural.

Resumo

Mia Couto, autor moçambicano, retrata elementos da narrativa pós-colonial (como a terra, a língua e a tradição) reconhecendo neste espaço a história de Moçambique em conjunto com o individuo e sua identidade. Trata-se de uma abordagem que leva em consideração a metodologia da micro história sem, contudo, desprezar o contexto regional.

Será analisado o livro O último voo do flamingo através da ótica do pós colonialismo. Dentre os teóricos desta corrente, será utilizado Homi K. Bhabha que, em sua obra O Local da Cultura, demonstra conceitos iluminadores das relações culturais desenvolvidas no seio da sociedade colonial, tais como: “mímica colonial”, “fixidez deslizante” e “duplo menos que um” – conceitos estes que serão percebidos no interior da obra através de seus personagens.


Biografia do Autor

  • Fernanda Cardoso Franco, PUC -GO

    Graduanda de História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiá. Atualmente é voluntaria do Instituto do Tropico Subumido com bolsa pelo CNPq de pesquisa cientifica, atuando principalmente nos seguintes temas: história, pós colonialismo, cultura, identidade, nacionalismo, arqueologia e antropologia.

Publicado

2013-03-23

Edição

Seção

ST 01 - Encontros Entre História e Literatura