DISCURSIVE GENRE: PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM INGLÊS

Autores

  • Dllubia SANTCLAIR
  • Anderson Chaves BRITO
  • Fabiana Leal FONSECA
  • Lorenna Oliveira RATES

Resumo

Objetivamos explorar atividades diferenciadas que evidenciem um novo modelo de formação de aprendizes de línguas e, consequentemente, de professores. Haja vista, a necessidade de atender as exigências das Orientações Curriculares Nacionais (2006) e da Matriz Curricular de Referência do Estado de Goiás (2009) para o ensino de línguas estrangeiras. Na primeira parte revisaremos o conceito de gênero discursivo, considerando os princípios bakhtinianos, com ênfase na capacidade evolutiva destes para adaptar-se às práticas sociais. Assim, na segunda parte, apresentaremos propostas de atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Língua Inglesa que podem nortear o trabalho com os gêneros conto, propaganda e música em aulas de inglês. Para o gênero Contos Curtos será discutido o conto “What did you see”, de Nandini Nayar, com base em vídeo e texto escrito, uma proposta pensada para uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio. No gênero música, procuramos atrelar
tecnologia em favor do desenvolvimento linguístico, usando a ferramenta “Creative Movie” (zimmertwins). Na sequência, buscaremos compreender o gênero propaganda, considerando sua composição híbrida, ao relacionar elementos verbais e não verbais, na tentativa de construir representações sociais e imagéticas.

Downloads

Publicado

2017-05-05