O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS METODOLOGIAS

Autores

  • Lilian A. Godoi ANDRADE
  • Rosilônia Pereira DIAS

Resumo

A presente proposta tem como objetivo oferecer uma oficina que favoreça o domínio de práticas metodológicas rumo a uma aprendizagem consistente, uma vez que estudos recentes apontam para o fato de que as práticas de ensino tem se apresentado precárias e ineficientes, tornando-se, assim, um dos pontos fracos da educação brasileira e uma das maiores responsáveis pelo déficit de aprendizagem. Ora, o que não se pode negar é a relevância do enfoque nas práticas pedagógicas na formação do aluno de Ensino Superior dos Cursos de Licenciaturas. A partir desse introito torna-se necessário refletir quanto a concepção de que a forma adotada para ensinar é tão importante quanto o que
se vai ensinar, ou seja o conteúdo em si. Tal abordagem será adotada durante a
realização desta oficina, que priorizará as práticas de ensino que venham ao encontro dessa necessidade. Ao acadêmico participante da oficina será dada a oportunidade de analisar em que medida uma prática pedagógica diferenciada e desenvolvida em sala de aula pode contribuir para a aquisição da aprendizagem e consequentemente diminuir o fracasso educacional. Para tanto serão oferecidas técnicas de ensino que oportunizem desenvolver conteúdos como ortografia, produção, leitura e interpretação de textos.

Downloads

Publicado

2017-05-05