MOVIE MAKER: POTENCIALIZADOR DO ENSINO DE LÍNGUAS?
Resumo
Nessa apresentação objetivamos discutir o uso da ferramenta Movie Maker, a fim de respondermos uma pergunta de pesquisa sobre a potencialidade dessa ferramenta noensino de língua estrangeira, doravante LE. Buscamos compreender o potencial do MovieMaker enquanto tecnologia, para favorecer as habilidades linguísticas em Língua Inglesa, na sala de aula de Ensino Médio e investigar como o uso dessa ferramenta reflete na aprendizagem de LE, com base nas teorias discutidas por autores, como Behrens (2010), Braga (2013), Chiapinni (2005), Ferreira (2004), Freire (1998), Kenski (2003; 2007; 2010), Masetto (2010), Moran (2000), Sancho (1995), Viana (2004) e Vygotsky (1994). O presente trabalho se pauta metodologicamente nos paradigmas da pesquisa qualitativa. Para coleta de dados fizemos uma pesquisa de campo, com aplicação de atividades durante a execução do projeto de colaboração do estágio, numa escola pública na cidade de Porangatu, Goiás, com distribuição de questionários (inicial e final) para os participantes, que são alunos do 2º ano. A análise dos dados, até o momento, nos revela que a mediação do professor é o fator primordial, seguida pelos aparatos tecnológicos necessários para esse repensar da prática docente, trazendo algo que faz parte do cotidiano do aluno, exercendo uma motivação no indivíduo para o aprendizado de outra língua e, principalmente, desenvolvendo as habilidades de se expressar respeitando as
diferenças.