DISCALCULIA: UM DESAFIO AO ENSINO DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Aprendizagem. Dificuldade de Aprendizagem. Discalculia.Resumo
O presente artigo aborda uma dificuldade de aprendizagem específica no ensino de Matemática denominada Discalculia. Percebe-se que o uso de habilidades matemáticas como somar, subtrair, dividir, multiplicar, raciocinar logicamente, etc., estão totalmente ligados ao nosso dia a dia, dominar tais conceitos é fundamental para se viver bem em sociedade. No entanto, para se compreender a discalculia considera-se relevante entender‘como' acontece a aprendizagem e o que acontece quando ela não acontece de maneira efetiva. Para tanto, foi realizado uma análise bibliográfica e um estudo de caso com um aluno de treze anos que cursa o 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipalizada. Por meio de entrevistas e observações, percebeu-se que o aluno apresenta sinais de discalculia e precisa de ajuda psicopedagógica para ter uma aprendizagem mais significativa.