RENÉ DESCARTES E A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MODERNA: UM MODELO DE SUBJETIVIDADE

Autores

  • Sebastião Alonso Júnior Universidade Estadual de Goias- Un. Itaberaí

Palavras-chave:

Descartes, filosofia, subjetividade, educação.

Resumo

Este estudo procura analisar a filosofia da educação moderna e os procedimentos pedagógicos adotados, em face do pensamento do filósofo francês René Descartes. Sua proposta no texto das Meditações sugere um modelo de subjetividade onde a verdade só pode ser dada ao sujeito – o sujeito do conhecimento. Para se chegar à certeza de que o conhecimento se estabelece sobre bases seguras e conceitos indubitáveis, é preciso que o sujeito siga um método rigoroso e disciplinado. Tal proposta acaba por influenciar o método das ciências modernas e se coloca como fundamentadora tanto de uma filosofia da educação moderna, quanto do discurso pedagógico tradicional.

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Publicado

2012-09-25

Edição

Seção

Resumo Expandido