A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

  • Kênia Abbadia de Melo Universidade Estadual de Goiás (Un. Itaberaí)
  • Romilda José da Silva
  • Shirlen Marques Mendanha

Palavras-chave:

afetividade, educação infantil, relação professor-aluno

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos laços afetivos entre o aluno e o professor no processo educativo. Entendendo a afetividade como um vínculo que se estabelece entre as pessoas, a relação afetiva constitui-se como um aspecto facilitador do processo de educação do aluno da educação infantil. O professor precisa ter clareza do seu papel como participante na construção do conhecimento e de formação da criança. Nesse sentido, com o objetivo de compreender a participação da afetividade no processo de educação da criança, focalizando, em especial, o papel do professor na construção de vínculos afetivos positivos, a pesquisa, com uma abordagem qualitativa, baseia-se em um levantamento bibliográfico sobre o tema. O estudo, que possui um caráter exploratório, pretende proporcionar maior familiaridade e aprofundamento do tema, a fim de torná-lo explícito ou construir hipóteses que façam avançar na sua compreensão. Consiste, principalmente, no aprimoramento de ideias, visando estimular e contribuir na construção dos conhecimentos, que auxiliem no processo educativo das crianças pequenas. Dessa forma, organizado em três capítulos, primeiramente, discute o conceito da afetividade. Em seguida, promove uma reflexão sobre a educação infantil, sua constituição e objetivos atuais. Finalmente, no último capítulo, que ainda está em processo de elaboração, pretende analisar e destacar o papel do professor nesse processo.

Downloads

Publicado

2012-09-25

Edição

Seção

Resumo Expandido