AS CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS DE NAÇÃO PARA JACQUES-LOUIS DAVID EM DIÁLOGO COM AS OBRAS DE EUGÈNIE DELACROIX

Autores

  • Sofia Corso

Resumo

O presente artigo pretende apreender as concepções de Nação tanto nas obras pré-revolucionárias de Jacques-Louis David, quanto nas obras já inseridas no Romantismo de Delacroix neste momento crucial de transição política, social e cultural na França do século XVIII e início do XIX. Analisarei as obras com o objetivo de compreender como as escolas artísticas neoclássica e romântica foram os grandes vetores da estética revolucionária da França em contextos diferentes – 1783 a 1830 – e a repercussão não apenas política e social da Revolução, mas também como a arte influenciará a produção de concepções de valores de Nação. Interrogar a concepção de razão em tais obras pictóricas pode contribuir para a compreensão das formas através das quais as dualidades entre razão e emoção se estabeleceram no campo das artes transmitidas ao contexto histórico que estão inseridas uma conotação política. A história da arte não é diferente das outras apenas pelas fontes e materiais utilizados. A pesquisa em torno de dados nem sempre disponíveis (como lugar, tempo e as circunstâncias que tal obra foi feita) enriqueceriam a análise e a critica da obra de arte possibilitando, com certeza, teorizar com mais precisão conjecturas levantadas pelo historiador; porém nem sempre o excesso de informação ajuda a alcançar a complexidade de determinado fato. A essa questão levanta-se uma distinção entre uma história externa, que verifica a consistência dos fatos e reúne e controla os testemunhos, e uma história interna, que encontra os motivos e os significados dos fatos na consciência de quem, de uma maneira ou de outra, os viveu. Este trabalho permite uma analise crítica não apenas da composição estilística dos quadros de Jacques-Loius David e Delacroix, mas também a respeito do contexto histórico no qual as obras se encontram, elaborando a consciência história de cada artista no contexto em que está inserido.

Biografia do Autor

  • Sofia Corso
    Aluna de graduação da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST11: Saberes, escritas e idéias de (na) história