AS CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS DE NAÇÃO PARA JACQUES-LOUIS DAVID EM DIÁLOGO COM AS OBRAS DE EUGÈNIE DELACROIX
Resumo
O presente artigo pretende apreender as concepções de Nação tanto nas obras pré-revolucionárias de Jacques-Louis David, quanto nas obras já inseridas no Romantismo de Delacroix neste momento crucial de transição política, social e cultural na França do século XVIII e início do XIX. Analisarei as obras com o objetivo de compreender como as escolas artísticas neoclássica e romântica foram os grandes vetores da estética revolucionária da França em contextos diferentes – 1783 a 1830 – e a repercussão não apenas política e social da Revolução, mas também como a arte influenciará a produção de concepções de valores de Nação. Interrogar a concepção de razão em tais obras pictóricas pode contribuir para a compreensão das formas através das quais as dualidades entre razão e emoção se estabeleceram no campo das artes transmitidas ao contexto histórico que estão inseridas uma conotação política. A história da arte não é diferente das outras apenas pelas fontes e materiais utilizados. A pesquisa em torno de dados nem sempre disponíveis (como lugar, tempo e as circunstâncias que tal obra foi feita) enriqueceriam a análise e a critica da obra de arte possibilitando, com certeza, teorizar com mais precisão conjecturas levantadas pelo historiador; porém nem sempre o excesso de informação ajuda a alcançar a complexidade de determinado fato. A essa questão levanta-se uma distinção entre uma história externa, que verifica a consistência dos fatos e reúne e controla os testemunhos, e uma história interna, que encontra os motivos e os significados dos fatos na consciência de quem, de uma maneira ou de outra, os viveu. Este trabalho permite uma analise crítica não apenas da composição estilística dos quadros de Jacques-Loius David e Delacroix, mas também a respeito do contexto histórico no qual as obras se encontram, elaborando a consciência história de cada artista no contexto em que está inserido.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).