PORTAL DO FÓRUM GOIANO DE EJA COMO ESPAÇO FORMADOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade socializar as atividades do Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos e do Portal do Fórum Goiano de EJA (<http://forumeja.org.br/go), bem como seu histórico, importância e como é caracterizado este espaço educativo e de preservação da memória para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e interessados na temática. Assegurar esse espaço como ambiente informador e formador de educadores, educandos e pesquisadores da modalidade tem sido um desafio. Como referencialutilizamos: nas tecnologias Gutiérrez (2003), Toschi e Rodrigues (2003); sobre a EJA, o Fórum e o Portal, recorremos a: Brandão (2007), Monteiro e Machado (2010),Rodrigues(2011) e outros. O Fórum procura fortalecer a EJA, articulando com o poder público, entidades de classe, organizações, empresas e outras instituições envolvidas com a temática, promovendo encontros e discussões acerca das políticas públicas educacionais e participa da elaboração à avaliação dos planos municipais, estadual e nacional de educação.Nessa dinâmica de socialização e articulação entre as instituições e movimentos sociais em prol da EJA, o Portal se constitui em um ambiente multimídia para divulgação, formação e preservação da memória dessa e de outras experiências referentes à EJA, numa dimensão cultural do conhecimento, e enquanto espaço político de luta pela modalidade, bem como proporciona a troca de experiências, essencial no processo de construção do currículo, formação de professores e preservação da memória. A atuação do Portal, como ambiente social, coincide com o conceito de educação apresentado por Brandão (2004), para quem a educação não se caracteriza apenas por práticas de ensino institucionalizadas mas considera que a educação abrange todos os processos de formação dos indivíduos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Fórum Goiano de EJA, Portal do Fórum Goiano de EJA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).