ENTRE MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS SÃO TECIDOS OS SILÊNCIOS: MULHERES GOIANAS E A ORGANIZAÇÃO VILABOENSE DE ARTES E TRADIÇÕES (OVAT)

Autores

  • Paulo Brito do Prado Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Resumo

Elina Maria da Silva, Altair Camargo de Passos e alguns jovens vilaboenses deram início em 1965 ao projeto de (re) invenção e produção de crenças associadas às tradições vilaboenses e ao legado histórico e cultural da cidade de Goiás. Como o debate acerca da necessária valorização desse legado já era tema recorrente entre os componentes do grupo, ainda no mencionado ano fundaram com a ajuda de “guardiões da memória / história” de Goiás, a Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT). As problemáticas do trabalho se alicerçam na condição de silêncio em que foram mantidas Elina Maria da Silva e Altair Camargo de Passos. Estas mulheres desempenharam importante papel no debate político e cultural da época. Foram elas que agenciaram o processo de guarda da memória/história local e o sistema de crenças em Goiás, todavia suas trajetórias, histórias e suas lembranças ficaram “guardadas”, silenciadas e esquecidas no interior da memória coletiva de Goiás. A narrativa tecida tenta problematizar esquecimentos e não ditos, projetando a compreensão da engenharia de silêncios presente na história de Goiás. Para tal empreitada utilizamos como suporte teórico e metodológico as sugestões de Joan Wallach Scott (2008), Michele Perrot (2005) e Pierre Bourdieu (1999; 2008; 2012).

Biografia do Autor

  • Paulo Brito do Prado, Secretaria de Educação do Estado de Goiás

    Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na linha de pesquisa Fronteiras, Interculturalidades e Ensino de História. Especialista em Educação para Diversidade e Cidadania pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor de educação básica na Secretaria de Educação do Estado de Goiás. 

Downloads

Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST2: História, Literatura, Cinema e Gênero