A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL
Resumo
A educação do trabalhador é um desafio para os pesquisadores e intelectuais que pensam o Brasil, pois a história da educação brasileira se desenvolve marcando-a pela marginalização. Tendo como referência a escolarização, ela é fundamental não só no que tange aos processos de socialização de um indivíduo, mas também na situação socioeconômica, considerando-se a produção material, rendimentos, condições de trabalho e principalmente na forma de ver o mundo e o trabalho. Por essa razão, faz-se necessária a compreensão da educação na qual estão submetidos os trabalhadores. Para compreendermos esta realidade, iniciamos desenvolvendo uma reflexão do que é a educação profissional no Brasil, situando-a no interior da história da educação brasileira. Em seguida, evidenciamos a educação do trabalhador a partir da análise de dados e conceitos, principalmente à luz da teoria de Bourdieu (1966, 2007, 2011), para então tecermos reflexões sobre possibilidades e limites para a educação do trabalhador brasileiro. Com essa base teórica, elaboramos um quadro histórico do governo de Luis Inácio Lula da Silva no período de 2003 a 2010 no que se relaciona com a educação do trabalhador no Brasil. Destacamos a ideologia que perpassa as políticas educacionais do seu governo e a importância atribuída à educação profissional, com a apresentação de um Programa do governo, o PROEJA-FIC, para então tecermos análises sobre o caminho histórico da educação profissional no país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).