A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL

Autores

  • Nayara Cristina Carneiro de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A educação do trabalhador é um desafio para os pesquisadores e intelectuais que pensam o Brasil, pois a história da educação brasileira se desenvolve marcando-a pela marginalização. Tendo como referência a escolarização, ela é fundamental não só no que tange aos processos de socialização de um indivíduo, mas também na situação socioeconômica, considerando-se a produção material, rendimentos, condições de trabalho e principalmente na forma de ver o mundo e o trabalho. Por essa razão, faz-se necessária a compreensão da educação na qual estão submetidos os trabalhadores. Para compreendermos esta realidade, iniciamos desenvolvendo uma reflexão do que é a educação profissional no Brasil, situando-a no interior da história da educação brasileira. Em seguida, evidenciamos a educação do trabalhador a partir da análise de dados e conceitos, principalmente à luz da teoria de Bourdieu (1966, 2007, 2011), para então tecermos reflexões sobre possibilidades e limites para a educação do trabalhador brasileiro. Com essa base teórica, elaboramos um quadro histórico do governo de Luis Inácio Lula da Silva no período de 2003 a 2010 no que se relaciona com a educação do trabalhador no Brasil. Destacamos a ideologia que perpassa as políticas educacionais do seu governo e a importância atribuída à educação profissional, com a apresentação de um Programa do governo, o PROEJA-FIC, para então tecermos análises sobre o caminho histórico da educação profissional no país.

Biografia do Autor

  • Nayara Cristina Carneiro de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/ UERJ), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (linha de pesquisa Educação, Trabalho e Movimentos Sociais), atuando principalmente em temas relacionados à Educação de Jovens e Adultos e Educação do Trabalhador. Possui título de especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2010).

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes