A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZADO

Autores

  • Wigeslei Rosa de Oliveira PUC GOIÁS

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a utilização de imagens/pinturas de representações históricas na exploração de conteúdos concernentes à disciplina de História, perpassando o itinerário percorrido, desde o século XIX, da efetivação da disciplina no sistema educacional brasileiro. Buscaremos elencar as diferentes realidades que envolvem o processo de análise imagética, que possibilita uma concisa compreensão por parte dos alunos do objeto estudado. Intentamos, também, expor as contribuições que esse tipo de perspectiva de ensino produz nos alunos, com enfoque na crítica interpretativa.

Biografia do Autor

  • Wigeslei Rosa de Oliveira, PUC GOIÁS
    Graduado em História pela Pontificia Universidade Católica de Goiás. Linha de pesquisa: Teoria da História

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes