A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZADO
Resumo
O presente artigo objetiva analisar a utilização de imagens/pinturas de representações históricas na exploração de conteúdos concernentes à disciplina de História, perpassando o itinerário percorrido, desde o século XIX, da efetivação da disciplina no sistema educacional brasileiro. Buscaremos elencar as diferentes realidades que envolvem o processo de análise imagética, que possibilita uma concisa compreensão por parte dos alunos do objeto estudado. Intentamos, também, expor as contribuições que esse tipo de perspectiva de ensino produz nos alunos, com enfoque na crítica interpretativa.
Downloads
Publicado
2017-02-08
Edição
Seção
ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).