O ENSINO DE HISTÓRIA NOS DIAS ATUAIS : ANÁLISE DE NOVAS FORMAS DIDÁTICO METODOLÓGICAS
Resumo
Este artigo abordará as contribuições de novas formas didático metodológicas no ensino de história, estabelecendo análises relacionadas ao ensino de História no Ensino Médio, pois percebemos que é essa uma das fases mais críticas de se estabelecer conteúdos que chamem à atenção dos alunos para que estes consigam se interessar mais pelas aulas de História. Apontaremos elementos que, percebidos por nossa pesquisa, possam servir ao debate, cada dia mais necessário, em torno de novas maneiras de se ensinar e aprender História. Vemos em nossa pesquisa que é preciso ter como objetivo a insistência na produção de um ensino que pressuponha descobertas para todos os seus sujeitos, principalmente os alunos, sintam-se tocados pelo conhecimento histórico e sintam-se parte ativa e criativa da sua aprendizagem. Para isso, nos embasamos nas preocupações relacionadas ao processo de renovação da escola e a necessidade de transformações nas formas de se ensinar História, utilizando, para tanto, discussões sobre a vivência de novas práticas em aulas de História, bem como nas novas formas de percepção e didatização da consciência histórica, temas tratados por autores como Jörn Rüsen, Snyder, Carla Pinsky, Maria A. Shmidt entre outros. Buscamos contribuir para as discussões sobre a formação do professor de História no que diz respeito ao seu potencial educativo e didático, incentivando uma consciência crítica e responsável sobre o papel e a importância do uso de novas fontes e metodologias para o ensino de História, principalmente aquelas relacionadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Almejamos, desse modo, modificar a impressão de que ensino de História é, ainda hoje, um ensino desinteressante, confuso, anacrônico, burocratizado e repetitivo.
Palavras-Chave : Ensino de História. Novas práticas educacionais. Professor. Aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).