O ENSINO DE HISTÓRIA NOS DIAS ATUAIS : ANÁLISE DE NOVAS FORMAS DIDÁTICO METODOLÓGICAS

Autores

  • Renata Cristiane Lima Barbosa Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo abordará as contribuições de novas formas didático metodológicas no ensino de história, estabelecendo análises relacionadas ao ensino de História no Ensino Médio,  pois percebemos que é essa uma das fases mais críticas de se estabelecer conteúdos que chamem à atenção dos alunos para que estes consigam se interessar mais pelas aulas de História. Apontaremos elementos que, percebidos por nossa pesquisa, possam servir ao debate, cada dia mais necessário, em torno de novas maneiras de se ensinar e aprender História. Vemos em nossa pesquisa que é preciso ter como objetivo a insistência na produção de um ensino que pressuponha descobertas para todos os seus sujeitos, principalmente os alunos, sintam-se tocados pelo conhecimento histórico e sintam-se parte ativa e criativa da sua aprendizagem. Para isso, nos embasamos nas preocupações relacionadas ao processo de renovação da escola e a necessidade de transformações nas formas de se ensinar História, utilizando, para tanto, discussões sobre a vivência de novas práticas em aulas de História, bem como nas novas formas de percepção e didatização da consciência histórica, temas tratados por autores como Jörn Rüsen, Snyder, Carla Pinsky, Maria A. Shmidt entre outros. Buscamos contribuir para as discussões sobre a formação do professor de História no que diz respeito ao seu potencial educativo e didático, incentivando uma consciência crítica e responsável sobre o papel e a importância do uso de novas fontes e metodologias para o ensino de História, principalmente aquelas relacionadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Almejamos, desse modo, modificar a impressão de que  ensino de História  é, ainda hoje, um ensino desinteressante, confuso, anacrônico, burocratizado e repetitivo.

 

Palavras-Chave : Ensino de História. Novas práticas educacionais. Professor. Aluno.

 

 

Biografia do Autor

  • Renata Cristiane Lima Barbosa, Universidade Federal de Goiás
    Sou mestranda profissional pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, professora na rede estadual de ensino desde 2004, e no presente momento faço pesquisa sobre os problemas e as possibilidades de intervenção para a melhoria da educação referente ao Ensino de História no Ensino Médio das escolas públicas e='color:red'> elementos que, percebidos por nossa pesquisa, possam servir ao debate, cada dia mais necessário, em torno de novas maneiras de se ensinar e aprender História. Vemos em nossa pesquisa que é preciso ter como objetivo a insistência na produção de um ensino que pressuponha descobertas para todos os seus sujeitos, principalmente os alunos, sintam-se tocados pelo conhecimento histórico e sintam-se parte ativa e criativa da sua aprendizagem. Para isso, nos embasamos nas preocupações relacionadas ao processo de renovação da escola e a necessidade de transformações nas formas de se ensinar História, utilizando, para tanto, discussões sobre a vivência de novas práticas em aulas de História, bem como nas novas formas de percepção e didatização da consciência histórica, temas tratados por autores como Jörn Rüsen, Snyder, Carla Pinsky, Maria A. Shmidt entre outros. Buscamos contribuir para as discussões sobre a formação do professor de História no que diz respeito ao seu potencial educativo e didático, incentivando uma consciência crítica e responsável sobre o papel e a importância do uso de novas fontes e metodologias para o ensino de História, principalmente aquelas relacionadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Almejamos, desse modo, modificar a impressão de que  ensino de História  é, ainda hoje, um ensino desinteressante, confuso, anacrônico, burocratizado e repetitivo.

     

     

    Palavras-Chave : Ensino de História. Novas práticas educacionais. Professor. Aluno.

     

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes