A PRODUÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CADERNO TEMÁTICO SOBRE AS MULHERES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
Esta pesquisa em andamento no Mestrado em História da UFG de Catalão, parte das reflexões ligadas aos estudos sobre gênero e representação da mulher. Nas últimas décadas, a mulher tem conquistado um espaço mais atuante na sociedade. No entanto, através de pesquisas preliminares constata-se uma ausência e silenciamento das questões da mulher nos livros didáticos de História. Entendemos como fundamental fomentar o debate que vise à valorização das questões do feminino, considerando a vital importância das mulheres como parte essencial da nossa História. Entende-se aqui a escola, pela sua importância e função social, um local privilegiado para esse debate. Dessa forma, esta pesquisa busca refletir sobre as relações de poder e a representação do feminino nos livros didáticos e propõe um trabalho de intervenção histórico pedagógica em sala de aula através da produção de um caderno temático. Alguns referenciais teóricos foram fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, como a obra de Rüsen, História Viva (2007) , parte de uma perspectiva de que a história é uma ciência que produz um conhecimento multiperspectivado, sendo ela então, essa ciência, será capaz, através da instrumentalização dos professores a desenvolver uma consciência mais igualitária. A disciplina de história deve estar relacionada com a vida prática. Também nesta perspectiva, Isabel Barca em seu artigo “Educação Histórica: uma nova área de investigação”, afirma que o docente é pesquisador da sua própria prática e ao mesmo tempo inicia seus alunos nos procedimentos de pesquisa. Essa é formação para uma educação histórica. O objeto desta pesquisa centra-se na busca da instrumentalização do docente na questão da representação do feminino na História.
Palavras-chave: Gênero, Livros didáticos e História
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).