ANÁLISE DE FESTIVIDADES A PARTIR DE FOTOGRAFIAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
Resumo
A abertura da História para novas abordagens metodológicas a partir da Nova História Cultural permitiu que se alargassem as fontes de análises. Desse modo, as fontes documentais para investigação do historiador tornaram-se mais abrangentes, passando a incluir cinema, música, fontes iconográficas, fotografias, entre outras, como possibilidades de construção do conhecimento histórico. Nesta comunicação propõe-se elencar a fotografia como referência, uma vez que a mesma tem sido utilizada de forma abrangente para compreensão das sociabilidades, cotidiano e memória das festividades, sobretudo em comunidades tradicionais. A pesquisa se desenvolve na Romaria da Sucupira, festa centenária que ocorre na zona rural de Dianópolis – TO. Pretende-se compreender a dinâmica das festas, os espaços utilizados para manifestação cultural, a partir de registros fotográficos e de outras fontes documentais, como testemunhos orais, registros paroquiais, cartoriais, textos jornalísticos, entre outras fontes de análises referentes à religiosidade popular presente na localidade. Em face dessa concepção, como percurso metodológico utiliza-se a análise de fotografias como fontes documentais para construção do corpus documental, fotos que retratam os momentos festivos como levantamento de mastros, coroações de reis, imperadores das festas, administração de sacramentos, momentos de sociabilidades, entre outros acontecimentos inerentes às manifestações culturais no interior das festas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).