EDUCAÇÃO HISTÓRICA, ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: explorando o uso da “unidade temática investigativa” no primeiro ano do ensino fundamental

Autores

  • Eriziane de Moura Silva Rosa Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Eliane Martins de Freitas Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Resumo

RESUMO

O presente texto visa apresentar os resultados parciais da investigação desenvolvida pelas autoras no Programa de Pós-graduação em História – Mestrado Profissional, da Unidade Acadêmica Especial História e Ciências Sociais/UFG/Regional Catalão. A pesquisa intitulada “Desafios e perspectiva para o ensino e aprendizagem em História: uma experiência no primeiro ano do ensino fundamental” configura-se como uma experiência prática em sala de aula por meio do encaminhamento de novas metodologias de ensino. Nosso objetivo é compreender se os conteúdos de História trabalhados de forma significativa contribuem para a formação de sujeitos socialmente críticos e se crianças no início do processo de alfabetização também podem ser “alfabetizadas” em História. Interessa-nos refletir sobre a natureza do conhecimento histórico, seu papel como ferramenta para análise da sociedade e como recurso para mudança da consciência histórica tomando como ponto de partida os diversos sentidos que as crianças vão construindo sobre a História. A execução de tal proposta tem-se realizado por meio da inserção de aulas de Histórias norteadas pela metodologia conhecida como “unidade temática investigativa”, desenvolvida com base no aporte teórico e metodológico da Didática da História e da Educação Histórica, fundamentando-se, particularmente, nas discussões de Jorn Rüsen (2001), Isabel Barca (2001 e 2004) e Peter Lee (2006). Na Didática da História buscamos os suportes teóricos sobre o ensino de história, com base em nova Didática da História desenvolvida por historiadores e historiadoras. E na Educação Histórica encontramos as metodologias e especificidade de fontes para análise das aprendizagens escolares. A pesquisa e intervenção encontram-se em processo de execução, com a coleta e sistematização de dados sobre a turma e o ambiente de implantação da intervenção pedagógica de acordo, e a construção dos instrumentos pedagógicos que propiciem a produção das fontes empíricas para a análise de acordo com a metodologia proposta.

 

PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Metodologia. Educação Histórica

 

 

Biografia do Autor

  • Eriziane de Moura Silva Rosa, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996). Especialização em História, Cultura e poder pela Universidade Federal de Goiás; Especialização em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto – Goiás e da Secretaria Municipal de Educação do Município de Catalão.  É mestranda  do Programa de Pós –graduação em História – Mestrado Profissional/UFG/INHCS/Regional de Catalão – Goiás - Brasil
  • Eliane Martins de Freitas, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
    Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de História, Direito e  Serviço Social/UNESP/Franca - Brasil (2005)
    Professora Adjunto III da Universidade Federal de Goiás Brasil e do do Programa de Pós-graduação em História. Coordenadora Curso de Especialização Gênero e Diversidade na Escola - GDE.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST6: História, História da Educação e Ensino de história: articulando objetos e fontes