CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA EM HANNAH ARENDT
Resumo
A presente comunicação visa apresentar uma breve constatação acerca da concepção de História em Hannah Arendt. Para realizar esta tarefa basicamente iremos nos orientar por leituras e interpretações de textos desta autora no que se refere à concepção do pensamento histórico. Para facilitar o trabalho e conceber esta longa atividade em partes, a proposta aqui é lidar com um texto específico encontrado na obra “Entre o passado e o futuro”, especificamente trataremos do texto “O conceito de História – Antigo e Moderno”. É lá que encontraremos importantes indícios de como Arendt compreende a história. Porém, não é objetivo deste trabalho esgotar o conceito de História em Hannah Arendt e também este não é o ponto abordado pela autora em seu texto. Considera-se esta comunicação e seus apontamentos como um trabalho de base que pretende caminhar acerca da produção intelectual de Hannah Arendt investigando as possibilidades e potencialidades da História. O texto “O conceito de História – Antigo e Moderno” aponta para um horizonte complexo, uma vez que, podemos inferir que este está conectado com outros temas centrais da produção intelectual de Hannah Arendt. Nesse sentido, o texto é analisado de maneira solitária, mas clama por um suporte e diálogo amplo com a obra da autora, porém já emite sinais interessantes e introdutórios para seguir com uma investigação do conceito de História em Hannah Arendt.
Palavras Chaves: História, Hannah Arendt, Teoria da História
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).