AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL, A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER E O ENSINO DE HISTÓRIA.
Resumo
O projeto a ser desenvolvido tem como intenção entender o funcionamento da Escola de Tempo Integral CEPI- Colégio Estadual “Dom Veloso” de Itumbiara, investigar o desenrolar de suas atividades, as políticas públicas que a regem, qual é o seu papel social e sua atuação na cidade, tentar entender o seu funcionamento e como está sendo feito o ensino de história dentro desta instituição.
Hoje muito tem se falado sobre a Educação de Tempo Integral no Brasil. Educação esta que tem como proposta a permanência dos alunos na escola por um período de tempo estendido, onde em sua maioria o aluno entra às 7h da manhã e sai às l7h da tarde, nesse ambiente faz todas as suas atividades.
Esse aumento de tempo teria como principal argumento a formação integral, seria um instrumento de mudança que atenderia às necessidades sociais e culturais dos cidadãos, uma escola que promoveria a inclusão social e que socializaria os saberes como direitos universais que possibilitaria a formação de um indivíduo mais consciente e crítico, um cidadão que compreendesse as nuances mais complexas do mundo onde está inserido.
Neste contexto se faz necessário uma análise do contexto histórico, político e socioeconômico do processo educacional brasileiro após a década de 1930 época da implantação das primeiras escolas de Tempo Integral no Brasil e entender como com seus discursos de ensino diferenciado, qualidade e formação de professores, adequação das estruturas dos prédios e aulas diversificadas e entender como isso está sendo vivido por professores e alunos.
Palavras-chave:
Ensino; educação; tempo integral.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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