COMUNIDADE SERRINHA – GOIÁS A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE: NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Resumo: O presente trabalho constitui o entendimento do processo educativo realizado pela Igreja Católica, tendo como experimento a criação de escolas voltadas para o público jovem e adulto que não tiveram acesso a educação em idade regular. A década de 1960, fora o ápice de abrangência do Movimento de Educação de Base- MEB, através das escolas radiofônicas, tomando como base de estudo a escola da Comunidade Serrinha, em Itauçu-GO. Tendo como objetivo aproximar os sujeitos da realidade social, visando à conscientização deste e a sua alfabetização de forma a contribuir para a afirmação do movimento cultural, no debate constante de integração do homem com o processo histórico, econômico, social e político. A partir disso o homem é capaz de transformar a natureza e se transformar, devido às novas visões que estes sujeitos passam a compreender do mundo. O MEB para conseguir alcançar seus objetivos de alfabetizar jovens e adultos e fazer com que o aluno se compreenda como construtor da sua própria história optou por utilizar o que ficou conhecido como Método Paulo Freire. Um método construído através da educação popular, demonstrando que se educa enquanto se constrói. Método enquanto processo seguindo etapas, de uma história coletiva que se cria e faz, a partir da realidade dos indivíduos envolvidos. A educação popular para Paulo Freire (2003) nada mais é do que uma tarefa de trocas. De um lado o trabalhador que não está ali para se constituir um sujeito isolado, com função apenas de ouvir, o que o professor tem para lhe impor. Do outro, o que ensina assumindo seu status de detentor do poder e conhecimento. Esse método então é negado para Freire. Para ele a sala de aula se constrói sobre um pressuposto de um local de dialogo entre o que “ensina-e-aprende”, a partir da realidade do aluno.
Palavras-Chave: Movimento de Educação de Base (MEB). Conscientização. Método Paulo Freire. Comunidade Serrinha
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).