Diferentes perspectivas da pobreza como modo de vida nas fontes franciscanas
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo apresentar uma breve análise sobre as diferentes perspectivas da pobreza absoluta Franciscana, modo de vida baseado no evangelho e adotado por São Francisco de Assis no século XIII. Para tanto utilizaremos como fontes a regras Bulada e não Bulada da Ordem Franciscana e o Testamento do santo. As regras formam a base estrutural da ordem religiosa fundada no período medieval. Nestas podemos analisar a preocupação da Ordem Franciscana de ser formada dentro das normas da Igreja Católica e o Testamento como um pedido de seu fundador para a fraternidade não se desviar dos seus princípios de pregação cristã, da pobreza e dos preceitos do evangelho. Para esta abordagem serão utilizadas discussões teóricas que possibilitam compreender estes diferentes diálogos e interesses na Ordem Franciscana e a composição das documentações no contexto do medievo.
Palavras – chave: Pobreza. Ordem Franciscana. Testamento. Regra Bulada e Regra não Bulada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).