O historiador e a mediação em acervos imagéticos: entre a prática e as múltiplas abordagens.
Resumo
Qual o papel do historiador dentro de projetos de levantamento, identificação, pesquisa, tratamento, acondicionamento, disponibilização e difusão de acervos documentais e imagéticos? A questão parece ser relativa, de acordo com as metodologias e propostas de trabalho e prazos dentro de cada projeto. Mas se mostra também relevante enquanto se debate a profissionalização do Historiador. Como se dá essa mediação dos “saberes”, das “memórias” e das informações contidas em documentos fotográficos? Questões de posicionamento ético, político, de apreso pela verdade histórica devem ser consideradas. Ao longo do desenvolvimento da tese de doutoramento sobre o Acervo do fotógrafo Alois Feichtenberger, do Museu da Imagem e do Som de Goiás, esta questão vem tangenciando nossas investigações. Ao passo que temas centrais dentro do Acervo, como as referências biográficas do fotógrafo, a análise dos seus temas prediletos, a trajetória de seu olhar imigrante para os temas brasileiros entre as décadas de 1920 e 1980, além da própria reflexão sobre o papel de suas imagens para a historiografia goiana e brasileira no período, também a questão da sensibilidade do profissional de História frente a temas mais delicados como “tempo”, “memória”, “saudade”, “lembrança” veem emergindo. O que propomos para este Simpósio Temático é trazer algumas dessas reflexões para o debate, compartilhando algumas experiências vividas ao longo da atuação do Projeto AF e da pesquisa, com a ajuda de alguns referenciais teóricos já incorporados aos nossos estudos como elementos de arquivologia, da museologia e de tecnologia da informação, reflexões benjaminianas sobre a fotografia e as noções de choque e fantasmagoria nela implicadas, além de outras questões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).