AS CONSTRUÇÕES IMAGÉTICAS DOS LIVROS DIDATICOS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DISCENTE

Autores

  • Marta Helena Batista Machado de Sales UFG - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Resumo

Quando nos referimos a produção de imagens contidas nos livros didáticos logo nos deparamos com as dificuldades que os discentes sentem em interpretar, assimilar e se orientar pelas imagens que ali estão apresentadas. Objetiva-se neste projeto temático, investigar e discutir até que ponto as apresentações imagéticas são significativas e passíveis de interpretação pelo discente, atentando para sua própria cultura, experiências individuais e coletivas. Como ele percebe esse mundo que muitas vezes se torna diferente ao mundo em que vive. Até que ponto as diferentes materialidades imagéticas veiculadas no livro didático são apropriadas, integram ou ajudam na construção do ensino aprendizagem na área de História, tornando, assim, mais acessível o desenvolvimento do saber? Teoricamente me respaldo na História Cultural e na Cultura Visual, para este estudo. Como se trata dos resultados parciais, nesta comunicação, metodologicamente, pretendo fazer uma discussão bibliográfica a partir dos seguintes autores: Michel Certeau, Durval Albuquerque Jr, Imanol Aguirre, Raimundo Martins, Levandoviski entre outros.

Biografia do Autor

  • Marta Helena Batista Machado de Sales, UFG - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

    Minha formação acadêmica ocorreu aos 33 anos de idade.

    Graduação:

    • História (1999-2003) pela UFG - Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
    • Artes Visuais (2008-2011) pela UFG/FAV - Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Artes Visuais - primeira turma de EaD da região.
    • Especialização em História do Brasil – sociedade, trabalho e cultura.
    • Graduanda em Mestrado Profissional de História – História, cultura e formação de professores.

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Publicado

2017-02-08

Edição

Seção

ST12: História da Educação Brasileira: pesquisas, fontes e produções