ENSINO DO RENASCIMENTO PARA O ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO USO DE DOCUMENTOS
Resumo
Existem diversos debates sobre o ensino de história que perpassam décadas a fio, dentre eles encontram-se discussões como as de Rüsen (2007) em relação à metodologia de ensino e ao objetivo de se estudar história. Esses assuntos vêm desde a formação do professor na universidade até a sua inserção na sala de aula, com a tentativa de incorporar as pesquisas feitas na universidade nas ações didático-pedagógicas para que não se distanciem, servindo como forma de complementação da teoria com a prática. Uma maneira que contribui muito com essa aproximação é quando Bittencourt (2011) menciona a utilização de diferentes linguagens e fontes no ensino de história em sala de aula, sendo de suma importância o uso de documentos para aproximar os alunos dos conteúdos de história. Por isso, um dos focos desta pesquisa está no método de ensino através do uso de documentos, capaz de tornar o ensino mais atrativo para os alunos. Outro foco de estudo está na formação do pensamento histórico do Renascimento pelos humanistas contidas nos documentos aos quais analisarei. Considerando alguns problemas fundamentais, que são: Como adequar o uso de documentos ao ensino de História? Qual a maneira adequada de prender a atenção dos alunos através de documentos? Como transmitir as idéias inovadoras dos humanistas contidas nos documentos para os alunos? Este estudo se embasa na noção de consciência histórica de Rüsen (2007), nos estudos de didática feitos por Bittencourt (2011) e ainda nas relações de didática com prática de ensino de Fonseca (2003). Apenas para citar alguns. Mas como a pesquisa esta em andamento, apresentamos como resultados parciais, a discussão bibliográfica feita com estes autores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).