Spartacus o fim da escravidão ou um exemplo mitológico?
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar em que medida a série Spartacus contribui para a construção de um mito. A pesquisa surgiu a partir do momento em que começamos refletir sobre a influência que o cinema por meio das séries “Spartacus” poderia exercer na sociedade atual. Mas qual problema poderia nortear este trabalho, uma vez que Spartacus viveu no contexto da Antiguidade? A princípio se torna viável analisarmos se Spartacus pode ser considerado um mito, e descrever os fatos históricos que são distorcidos no campo cinematográfico, que por sua vez acabam sendo mediante a nossa análise versões mitológicas de uma história que passa a ser surreal, dentro de um contexto midiático. Nosso objeto de estudo está inserido dentro de um contexto histórico, onde haverá possibilidade de apontarmos a História como uma ferramenta desfigurada no cinema, que nos remete à construção de um mito em torno da figura de Spartacus.
Palavras-chave: Mito; Spartacus; Cinema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).